Plantio de suculentas direto no canteiro

Plantio de suculentas direto no canteiro
Plantio de suculentas direto no canteiro

Ano passado fiz o replante de algumas suculentas para o canteiro. Elas são aquelas que aparecem no vídeo e no post onde mostro como preparo o meu substrato. E como elas estão ainda mais bonitas, mesmo tendo ficado no tempo, agora vou replantar as novas da coleção.

Suculentas
Suculentas

No replante eu faço uma cova um pouco maior do que o tamanho do vaso. Depois, acomodo a muda de forma que ela fique ligeiramente mais alta que o nível do canteiro. Assim posso adicionar mais adubos no futuro e mesmo que o canteiro suba um pouco de nível as folhas ainda vão ficar suspensas. 

Graptopetalum francesco baldi
Graptopetalum francesco baldi

Esse cuidado vai evitar que as folhas encostem na terra e futuramente, na época da chuva, peguem fungos. Um dos maiores problemas que temos no cultivo de suculentas é em relação aos fungos então devemos sempre ter atenção especial à drenagem dos vasos e no caso do canteiro a altura da planta em relação ao solo.

Suculenta Graptopetalum francesco baldi
Suculenta Graptopetalum francesco baldi

Outro cuidado que devemos ter é retirar todas as folhinhas que caem da planta e que estão em estágio de decomposição. Se a folhinha começar a emitir mudas não tem problema deixá-la próxima à planta-mãe.

Kalanchoe marnieriana
Kalanchoe marnieriana

Voltando ao replante... Após acomodar a muda vou adicionando os adubos. Os estercos de ave e de vaca bem curtidos e um Mix com as farinhas de ossos, ovos e as cinzas de madeira. Lembrando que essa é a forma que uso aqui no jardim mas vocês aí podem optar por outras formulações que mais se adequem ao seu tipo de cultivo.

Kalanchoe tomentosa
Kalanchoe tomentosa

Aqui no blog e também no canal tem um vídeo onde falo da cama de frango e também do esterco. O importante no uso desse adubo é que ele esteja bem curtido. 

Sedum bronze
Sedum bronze

O bom dos adubos orgânicos é que eles dificilmente fazem mal às plantas, mesmo quando erramos um pouquinho na dose. Já os adubos químicos do tipo NPK não tem volta, se exagerarmos na dose a planta morre mesmo. Por isso evito ao máximo!
  
sedum hemsleyanum
Sedum hemsleyanum - Colar de princesa

Veja o replante também em vídeo!


Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!