Site em Manutenção

Como fazer mudas de morango a partir de sementes

Como plantar morango sensação

Hoje você vai aprender como é fácil germinar as sementes e obter a muda dessa frutífera maravilhosa!

As mudas de morango feitas a partir de sementes tem o desenvolvimento mais lento do que àquelas feitas pelo processo de mergulhia. Mas até conseguirmos a primeira muda, fazer o cultivo através das sementes é a solução. Lembrando que no caso do morango silvestre a reprodução só se dá através de sementes. Você pode ver as dicas de cultivo do morango silvestre clicando aqui, e se já tem uma muda do morangueiro tradicional pode ver como é fácil multiplicá-lo por mergulhia clicando aqui.

Se você não encontrar as sementes de saquinho, pode utilizar os morangos vendidos na feira e no supermercado para retirar as sementes. Escolha os frutos mais maduros, podem até ser aqueles que já começaram a estragar.


Como fazer mudas de morango a partir de sementes
Separação das sementes de morango

Lave em água corrente até retirar toda a polpa. Não é preciso deixar as sementes secarem, elas podem ser semeadas imediatamente após a retirada da polpa.

Sementes de morango

Para o cultivo escolhi copos descartáveis de 300 ml e fiz um furo no fundo. O substrato que utilizei é próprio para germinação, ele vem com vermiculita, casca de Pinus e arroz na composição, mas você pode usar a terra que tiver disponível, só não use terra adubada com NPK.

Substrato para germinação de sementes

As sementes, espalhei aleatoriamente, algumas mais enterradas e outras deixei por cima do substrato para fazer o teste. As que estavam levemente enterradas começaram a germinar primeiro, então esta parece ser a melhor forma.

Sementes de morango

Depois esperei até que todo o excesso de água saísse pelo furo no fundo do copo e só então coloquei o plástico filme para servir de estufa. Esse detalhe é muito importante porque se o substrato ficar encharcado as sementes apodrecerão.

A estufa faz com que o substrato permaneça úmido por mais tempo e cria um ambiente mais estável para a germinação. Durante toda a semana só coloquei água uma vez e mesmo assim foi só uma colherzinha para garantir. O recipiente deve ficar num local bem arejado e iluminado mas sem luz solar direta.

Estufa caseira para germinação de sementes
Estufa caseira para germinação de sementes

Depois de uma semana as sementes que estavam levemente cobertas pelo substrato começaram a germinar. Lembrando também que semeei várias sementes no mesmo copo por ser uma experiência, mas se você for iniciar o cultivo coloque apenas 2 ou 3 sementes por cova

Germinação de sementes de morango

Alguns dias após a germinação, faça o raleio retirando as mudas mais fracas, estas por sua vez podem ser reaproveitadas na compostagem. O raleio é importante para que não haja competição por água, luz e nutrientes entre as mudas. Na foto abaixo, as sementes continuam germinando e sempre vou retirando as menores. Lembre-se de que no final só poderá restar 1 muda por vaso.

Mudas de morango com 1 mês

Quando as mudas completaram 15 dias, coloquei para pegarem o sol filtrado pelas folhas das árvores. Agora é só esperar que a muda tenha pelo menos 3 conjuntos de folhas definitivas e as raízes estejam bem desenvolvidas para fazer o transplante para o local definitivo. A mudinha deve tomar sol nas horas mais amenas do dia, preferencialmente na parte da manhã.

Para ver as dicas de multiplicação da muda já formada clique aqui e para mais dicas sobre o cultivo do morangueiro clique aqui. Vou continuar acompanhando o desenvolvimento dessas mudas e compartilho todas as novidades aqui no blog e na página do Jardinet no Facebook ok!

Saiu o vídeo com o passo-a-passo... Aperte o Play e confira!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!