Site em Manutenção

Substrato para plantas suculentas

Substrato para plantas suculentas

No post passado falei sobre a aquisição das minhas "primeiras" suculentas, com várias dicas inclusive em relação ao custo dessas espécies. Se você ainda não viu o artigo pode ver clicando aqui. E hoje compartilho com vocês a elaboração de um substrato básico para o plantio.

Na preparação utilizei algumas marcas comerciais de substratos mas você pode fazer uma adaptação para as suas condições de cultivo, e utilizar os "ingredientes" que você tem em casa. 

As proporções que utilizei foram 1 parte de substrato + 1 parte de areia + 1/2 parte de húmus.

Substrato para plantas suculentas

O primeiro substrato que utilizei foi o Carolina Padrão, sempre usei esse substrato nas minhas sementeiras e também nos vasos para as fases iniciais de cultivo. Ele é composto por turfa de Sphagnum, vermiculita expandida, calcário dolomítico, gesso agrícola e traços de NPK. Fazendo a adaptação para suas condições de cultivo você também pode usar terra rica em matéria orgânica que pode inclusive ser preparada com o produto da composteira ou minhocário. Para cada parte da terra você também pode acrescentar uma colher de sobremesa de vermiculita, ela vai ajudar a reter água e nutrientes no substrato. Já a areia vai melhorar a drenagem do substrato.


Substrato para plantio de suculentas

Como húmus de minhoca usei a terra especial para vasos e floreiras da Vitaplan, nesse substrato tem uma mistura de casca de pinus e húmus de minhoca. E mais uma vez você pode adaptar e usar o húmus de minhoca puro. E claro, o húmus do seu próprio minhocário.

Vitaplan
Formulação de substrato para plantas suculentas

Agora é só misturar bem os ingredientes e acomodar as mudas para a composição do arranjo. Nessa composição usei três tipos diferentes de suculentas.

Suculentas

Para ver a montagem passo-a-passo em vídeo, aperte o play!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!