Site em Manutenção

Como podar tomateiros

Poda do galho "ladrão" do tomateiro
Como podar o tomateiro

A poda do tomateiro deve ser realizada de acordo com o objetivo do plantio. Se você deseja uma planta compacta e com muitos frutos a poda não deve ser realizada. Agora se você quer frutos grandes e de alto valor comercial aí a poda é recomendada. 

Para cultivo doméstico recomendo deixar o tomateiro sem podar ou podar somente alguns galhos.

Se você escolheu podar
Basta retirar esses galhinhos que nascem adjacentes ao caule principal e os galhos adjacentes. Os vasos que utilizo geralmente são muito pequenos então eu retiro para não correr o risco de sobrecarregar a planta. Eu retiro manualmente fazendo uma "pinça" com as unhas. Notei que o resultado com essa "técnica" é muito melhor inclusive para não correr o risco de infectar o tomateiro com a tesoura de poda. Outra coisa que faço de vez em quando é retirar o excesso de florzinhas com a mesma "técnica", mas isso também é totalmente opcional.

Como podar tomates
Poda do galho "ladrão" do tomateiro

Poda do galho "ladrão" do tomateiro

Ao retirar esses galhos, o tomateiro tende à se desenvolver verticalmente. O da foto tem 82 cm de altura, quando percebi cortei também as brotações do topo para que ele parasse de crescer. Tudo isso por causa da limitação do vaso. Existem variedades de tomates com crescimento determinado e dispensam esse trato.

Vejo também o vídeo com todos os detalhes desta técnica!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!