Site em Manutenção

Como plantar e fazer o pé de acerola dar frutos

Como plantar e fazer o pé de acerola dar frutos

Após quase 3 anos de espera a minha aceroleira finalmente frutificou. E hoje venho compartilhar com vocês as dicas de cultivo dessa espécie maravilhosa.

A minha muda de acerola foi feita por estaquia, aqui mesmo no blog tem um artigo onde falo sobre esta técnica e você pode conferir clicando aqui. As plantas geradas a partir deste método, têm as mesmas características da "planta-mãe" só que com a vantagem de se desenvolverem muito mais rápido. Confesso que ela poderia ter frutificado mais cedo se eu tivesse intensificado as adubações e também as regas, mas mesmo assim valeu a espera, a visão daquela frutinha vermelha brilhando ao sol valeu por cada segundo.

Insolação
Assim que as estacas começam a emitir folhas novas a muda já pode começar a pegar sol nas horas mais amenas do dia. Nesse início de plantio o importante também é não deixar a terra secar. Quando as raízes estiverem saindo pelos furos de drenagem do vaso, a muda já pode ser transplantada para o local definitivo. Esse também foi um ponto que atrasou o desenvolvimento da minha frutífera, eu a deixei por muito tempo no pote de mudas.
 
Floração da aceroleira

Regas
Até a planta estar bem estabelecida é interessante regá-la todos os dias nos períodos de estiagem. Depois a rega pode ser feita de 2 à 3 vezes por semana. No período chuvoso não é preciso regar.

Aceroleira - Folhagem

Adubação
A adubação do canteiro pode ser feita com 10 l de esterco de curral bem curtido. Além do esterco também uso farinha de ossos e ovos, cinzas e húmus de minhoca. Todos eles são orgânicos e seguros. Essas farinhas e a cinza também ajudam a regular o excesso de acidez no solo. O calcário com essa mesma função também pode ser usado no plantio. Outro detalhe, que pode ser apenas uma coincidência, foi que a arvoreta frutificou logo depois que comecei a usar o adubo líquido feito com esterco e também o chorume.

Abaixo seguem os links aqui mesmo do blog com as dicas de preparo bem como as quantidades recomendadas desses adubos no plantio. E boa sorte com a sua frutífera!

      


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!