Novidades no vaso de suculentas + Dicas de cultivo

Novidades no vaso de suculentas + Dicas de cultivo
Vaso com suculentas

Hoje vou compartilhar com vocês as novidades daquele vaso de suculentas que mostrei aqui no blog e também no canal. Algumas delas se multiplicaram, outras sofreram variação na coloração e ainda acrescentei algumas novidades. Se você está chegando agora, pode conferir a primeira composição clicando aqui.

Mudas de Haworthia
Mudas de Haworthia

Essas no copinho acima, são os "filhotes" da primeira muda de Haworthia, elas se reproduzem com facilidade. Vou aproveitar as dicas de cultivo dessa espécie e falar também sobre a compatibilidade das mudas.

Por sorte, na primeira composição usei a Echeveria Glauca, a Orostachys, também conhecida como Rosinha-de-pedra e a Haworthia, e todas elas ficaram bem à meia sombra. Já na segunda composição, onde adicionei as outras espécies, aí essa questão da compatibilidade pesou um pouco, porque as novas espécies além de se desenvolverem bem mais rápido ainda tinham preferência por mais horas de sol.

Novidades no vaso de suculentas
Novidades no vaso de suculentas

Reparem no vaso acima, as Haworthias estão com a coloração bem "desbotada" enquanto outras como a Graptosedum Francesco Baldi estão com as cores lindas e o crescimento bem mais acelerado. Foi aí que eu descobri, na prática, que nem todas as suculentas têm as mesmas preferências. Inclusive elas não diferem somente no aspecto e necessidade de insolação, mas também nas regas, adubação e até mesmo no substrato. Algumas são bem rústicas e se multiplicam praticamente sozinhas, outras são frágeis e mais susceptíveis ao ataque de pragas e à decomposição das folhas por excesso de umidade.

Echeveria Glauca, Orostachys, Haworthia, Graptosedum
Echeveria Glauca, Orostachys, Haworthia, Graptosedum

Já estou com os projetos em andamento para mudar as espécies de vaso e acomodá-las de forma que cada uma fique no local que mais se adapta. Então, a principal dica de hoje, é para que vocês busquem as preferências de cultivo de cada espécie para fazer as melhores composições. Ah! Assim que eu tiver novidades sobre os novos locais de cultivo eu volto e compartilho todas as novidades e dicas com vocês. Sejam bem-vindos e até o próximo post.

Veja também o replante na lata!



Continue lendo para saber mais sobre as suculentas:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!