As suculentas podem ficar na chuva?

As suculentas podem ficar na chuva?
As suculentas podem ficar na chuva?
Bom dia! Hoje é dia de post e vídeo com dicas de cultivo e essa planta é daquelas que tem história para contar. Eu a acho simplesmente, linda! E embora não almeje uma coleção muito grande essa é uma das que estavam há tempos na minha lista de desejos. 

Noutro dia, comentei lá no canal, que gosto de plantas que sejam nativas ou que se adaptem bem ao clima da minha região. Pois assim, eu não só economizo tempo e recursos naturais, como cultivo uma planta que vá me trazer só alegria!

Será que as suculentas podem ficar na chuva?
Será que as suculentas podem ficar na chuva?

Mas com a dedinho, eu fiquei cheia de dedos rs. Deixei ela dentro de casa, o que pode até ter causado algum ciúmes entre as outras suculentas. Mas eu não poderia correr o risco de perder essa planta. E foi então, que as folhinhas começaram a cair. Eu aumentava as regas, noutra hora diminuía, e nada da planta reagir. 

Suculenta dedinho de moça
Suculenta dedinho de moça

Foi então que decidi levá-la para o jardim e deixá-la no tempo. Isso mesmo, pegando sol e chuva! O sol até que estava sendo filtrado pelas folhas das árvores mas o vaso estava no canteiro e eventualmente até empoçava um pouco. E bingo! A planta ficou linda!

Suculenta dentro de casa
Suculenta dentro de casa

E por falar em água da chuva, vou até indicar para vocês um vídeo do Canal da Vanessa, onde ela também fala dos benefícios dessa água no cultivo das plantinhas. Deem uma passadinha lá depois para conferir. 

Dedinho adaptada ao sol
Dedinho adaptada ao sol

Voltando à dedinho rs. Notem que ela até perdeu o aspecto estiolado e está até formando rosetas ao longo dos galhos. Agora, eu vou deixá-la se desenvolver bem e no mesmo local para só então fazer o replante. 

Sedum rubrotinctum
Sedum rubrotinctum

Agora que as chuvas cessaram, mudei as regas para duas à três vezes por semana. Mas isso vai depender da umidade do ar. Se eu notar que o tempo está muito quente, aumento as regas, para duas ou três vezes por semana. Vale ressaltar também, que o clima na minha região de cultivo é na maior parte do tempo quente e seco. 

Sedum rubrotinctum - Suculenta dedinho
Sedum rubrotinctum - Suculenta dedinho

Se tiver dúvida de quando é a hora certa para realizar a rega, faça o teste tocando o substrato, e regue somente se a superfície estiver seca. Esse cuidado inclusive, evita a proliferação de alguns tipos de fungos, e você também pode adotar para outros tipos de cultivo. Também não rego com muita água pois o excesso que sai pelos furos de drenagem leva com ele nutrientes. 

Veja também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!