Substratos para orquídeas

Substratos para orquídeas
Substratos para orquídeas

Bom dia! No post passado, mostrei em detalhes os vasos que escolhi para os replantes, e hoje vou falar um pouco de substrato. Já testei várias combinações e agora, com os novos vasos vou colocar em prática tudo o que observei durante o cultivo.

Substratos para orquídeas
Substratos para orquídeas

E o primeiro elemento e que inclusive vai compor a maior parte dos substratos é a pedra brita. Quem acompanha o canal sabe que já obtive ótimos resultados usando somente a pedra no cultivo. A pedra não retém muita umidade e permite que molhemos as orquídeas diariamente sem correr o risco de deixar o substrato encharcado.

Em menor quantidade vou usar o carvão que não é muito indicado para quem usa adubos foliares. E também a casca de pinus. A casca de pinus retém mais umidade do que a pedra e o carvão. Em breve farei um post + vídeo mostrando como faço o tratamento antes de utilizá-la. 

Cascas de pinus
Cascas de pinus

E por último o musgo sphagnum, esse é o elemento que devemos usar com mais cautela e durante os replantes vou mostrar para vocês a melhor forma de utilizá-lo. Mas já adianto que uso em pouca quantidade e na maioria das vezes na parte de cima do substrato. Esse cuidado permite a retirada do musgo, caso seja necessário, em períodos muito chuvosos. O musgo é um dos elementos que utilizo e que retém mais água.

Musgo sphagnum
Musgo sphagnum

Por hoje é só e não percam os próximos vídeos e posts onde vocês verão na prática a montagem do substrato. Uma ótima semana a todos e até o próximo post!

Veja também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!