Cultivo de orquídeas na casca do coco

Cultivo de orquídeas na casca do coco
Cultivo de orquídeas na casca do coco

Vou logo adiantando que o vaso de casca de coco já se tornou o favorito aqui do jardim! E não é para menos, as orquídeas estão se desenvolvendo super bem nesse vaso, ele não custou nada já que a ideia inicial foi comprá-lo por conta da polpa e de quebra ainda ajudo na preservação da natureza. E agora eu pergunto a vocês, tem como não adotar essa ideia rs? 

No momento estou à procura de cascas de tamanhos maiores pois assim que tiver que fazer o replante das orquídeas quero replantar novamente nesse vaso.

Cultivo de orquídeas na casca do coco seco
Cultivo de orquídeas na casca do coco seco

Quem é leitor assíduo do blog vai me perguntar: "–E a passagem das orquídeas para as árvores?", bem, eu explico rs... Replantar as orquídeas em seu "habitat" também está sendo ótimo, mais coloquei a palavra habitat entre parênteses justamente porque embora elas estejam nas árvores o clima de minha região não é lá muito parecido com o clima no qual elas costumam se desenvolver. Resumindo, elas também amaram as árvores, mas a manutenção não diminuiu já que aqui o clima é muito seco e tenho que regá-las diariamente.

Como plantar orquídeas na casca do coco
Como plantar orquídeas na casca do coco

Não pretendo retirar as orquídeas das árvores, mas o keikes, que são as mudas de orquídeas, esses também vou replantar na casca do coco seco. Penso também em fazer alguns testes com a casca do coco verde. Mas não vou usá-la logo depois da compra, vou retirar a água, deixar num canto do jardim até que a casca fique com a coloração amarronzada e só então vou começar os testes de cultivo.

Orquídea mini phalaenopsis na casca do coco
Orquídea mini phalaenopsis na casca do coco

O substrato que estou usando no vaso é aquele "clássico", cascas de pinus, essas em maior quantidade, um pouquinho de pedra brita, carvão e musgo sphagnum. O musgo por sua vez uso apenas na parte de cima do substrato assim fica fácil removê-lo, caso seja necessário, nos períodos de muita chuva.

Orquídea phalaenopsis na casca do coco
Orquídea phalaenopsis na casca do coco

As regas, como mencionei acima, acontecem diariamente no tempo da seca, mas a vantagem em relação à copa das árvores é que as raízes, nesse vaso, permanecem hidratadas por mais tempo. Costumo fazer uma rega bem abundante, na maioria das vezes até deixando que a água escorra pelos furos de drenagem do vaso. A rega com o auxílio de um borrifador seria praticamente ineficaz já que o substrato seca muito rápido e eu teria que refazer a rega várias vezes ao dia. 

Orquídeas na casca do coco
Orquídeas na casca do coco

Já em relação à adubação estou alternando entre os líquidos de manutenção ou floração e os orgânicos. Por falar nisso já tem post + vídeo aqui no blog do passo-à-passo da aplicação do adubo líquido e também dos combos de orgânicos. E mais recentemente publiquei um post sobre a cama de frango que também estou usando nas orquídeas e os resultados foram surpreendentes. Abaixo segue o vídeo do replante na casca do coco e no final do post os links que vocês poderão acessar para conferir os detalhes da adubação.




Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!