Site em Manutenção

Como cuidar da orquídea Denphal

Como cuidar da orquídea denphal
Como cuidar da orquídea Denphal

Comprei essa Denphal porque queria testar o cultivo de vários tipos de orquídeas e compartilhar com vocês os resultados. E quando ela floriu tive uma surpresa tão grande pois não imaginava que as flores seriam tão bonitas. Essa minha frase já está virando clichê rs, mas a verdade é que tenho sido mesmo abençoada com as orquídeas que compro na promoção.

A minha Cattleya laranja por exemplo, que também foi comprada na promoção já sem a floração, é ainda mais bonita do que as outras que estavam à venda naquele mesmo dia. Se vocês ainda não leram o artigo onde falo dessa Cattleya podem conferir depois clicando aqui.

Floração da orquídea Denphal
Floração da orquídea Denphal

Mudas
Antes da floração, ela também me presenteou com a emissão de um belo keike. Os keikes podem ser destacados da "planta mãe" para a obtenção de uma nova muda de orquídea. Agora, além das dicas básicas de cultivo ainda vou poder falar um pouco também da reprodução dessa orquídea. Ah e um outro detalhe ainda em relação à floração é que além de belas elas têm uma longa duração

Cuidados com a orquídea Denphal
Cuidados com a orquídea Denphal

Insolação
Como vocês podem ver pela foto acima, aqui as orquídeas recebem sol filtrado o dia inteiro. Em alguns momentos, o sol incide de maneira direta sobre as folhas. Não uso sombrite, a filtragem é feita naturalmente pelas folhas das árvores.

Orquídea Denphal
Orquídea Denphal

Regas
No período de estiagem, como o clima aqui de minha região é quente e seco, as regas são diárias. Já no período de chuva, como as orquídeas estão expostas, é a própria chuva quem se encarrega de regá-las. E por falar em regas, segundo os orquidófilos mais experientes, quanto maior a umidade maior a probabilidade de emissão dos keikes. Ainda não tive tempo suficiente para testar essa teoria, a única coisa que posso afirmar é que ela emitiu o keike e logo em seguida veio a formação dos botões florais.

As regas também costumam ser bem abundantes e nos dias em que a umidade está mais baixa deixo o vaso encher até a borda para que ela retenha o máximo de água possível.

Keike, muda da orquídea Denphal
Keike, muda da orquídea Denphal

Substrato
O substrato é uma composição de cascas de pinus 90% e brita 10%. Nos meses de agosto e setembro, quando a umidade chega à seus menores índices em minha região, também adiciono um pouco de musgo no topo do vaso. Falando nisso, as regas devem ser ajustadas de acordo com o vaso e a composição do substrato. Se você por exemplo está com o cultivo em vaso de plástico, que retém bastante umidade, e usa musgo na composição do substrato que também retém muita umidade, mesmo num clima como o meu teria que regar menos vezes. E é por esse motivo que as minhas experiências servirão apenas como base para iniciar o cultivo de vocês. 

Cultivo da orquídea Denphal
Cultivo da orquídea Denphal

Da data da compra até a nova floração passaram-se um ano e quatro meses, mas a partir de agora, após a adaptação, ela deve florir pelo menos uma vez ao ano no outono.

Veja também o vídeo da bela orquídea Denphal



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!