Site em Manutenção

Qual o melhor lugar para deixar as orquídeas?

Qual o melhor lugar para deixar as orquídeas?

Como já havia mencionado no post das cattleyas, durante a fase de floração, as minhas orquídeas permaneceram dentro de casa, o local escolhido era bem ventilado e com bastante luz natural indireta. O sol da manhã, por volta das 6:00h incidia sobre elas e elas estavam se desenvolvendo bem. Mas então percebi, que embora elas estivessem se desenvolvendo, elas tinham potencial para se desenvolverem ainda mais.

Foi então que mudei as orquídeas para o jardim. Se você tem uma árvore no jardim já deve ter percebido que lá é o local mais arejado e confortável para se ficar nas horas mais quentes do dia. E não é por acaso que as orquídeas ficam tão bem quando crescem nesse ambiente.

Orquídea denphal no jardim

No jardim, a manutenção das orquídeas ficou bem mais fácil, agora posso regar e fazer a aplicação dos adubos sem tirá-las do lugar.

A quantidade de sol direto e luminosidade também aumentou, e ainda assim não apareceu nenhum tipo de mancha ou queimadura causado pelo sol. Dentro de casa, elas ficavam menos horas expostas, mas ainda assim o sol batia sempre no mesmo lugar causando algumas manchas nas folhas.

Orquídeas Cattleya e Falenopsis no jardim

Quanto à regas, continuam acontecendo uma vez por semana. Mas agora ao invés da imersão, encho os vasos com água até transbordar. Mas nos dias mais quentes e secos ainda passo borrifando água nas folhas e na parte de cima do substrato.

Os vasos transparentes são grandes aliados na hora da rega, é possível verificar se ainda há evaporação e assim podemos decidir se está na hora de regar ou não.

Orquídea Falenopsis no vaso de PET

Mesmo com a mudança para o jardim, decidi deixar as plantas nos vasos, assim elas poderão enfeitar a casa no tempo da floração. Outro detalhe também é que, no caso de algumas das Falenopses, uso o vaso de PET autoirrigável que ajuda a manter a umidade um pouco mais alta para essa espécie.

Veja também o vídeo onde mostro como ficaram as orquídeas no novo local!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!