Orquídea Oncidium Sharry Baby - Como cuidar

Oncidium Sharry Baby
Oncidium Sharry Baby

Hoje eu vou passar algumas dicas de cultivo da bela e perfumada orquídea chocolate! E essa, como a maioria das plantas por aqui, tem uma longa história rs.

Na ocasião da compra ela veio num substrato de casca de pínus e isopor. Então mantive essa composição no substrato e fiz o replante aumentando apenas o tamanho do vaso.

Oncidium Sharry Baby
Oncidium Sharry Baby

Foi então que assistindo ao canal "Simone Felic" da amiga Simone, tive uma ótima idéia. Ela mostrou uma orquídea chocolate enraizando na terra, e por coincidência, eu tinha um vaso enorme de composto onde poderia fazer o replante.

Esse é o vaso de compostagem que já compartilhei aqui no blog, não tem terra na composição, somente cascas de orgânicos e bastante folhas secas.

Orquídea Oncidium Sharry Baby
Orquídea Oncidium Sharry Baby

Mas atenção! Um detalhe muito importante a cerca desse substrato é que à data do replante ele já estava bem curtido, com aparência e cheiro de terra. Fazer o replante num substrato mal curtido vai apodrecer as raízes da planta.

A minha orquídea estava começando a emissão do pendão floral, mas como ela é bastante resistente decidi arriscar. E uma semana depois do replante, para minha surpresa, ela começou a emitir um novo pendão floral.


Orquídea Oncidium Sharry Baby - Pendão Floral
Orquídea Oncidium Sharry Baby - Pendão Floral

No momento, estou usando o adubo de floração e regando diariamente, mas com pouca água. Essa questão das regas também é relativa. O tipo de substrato e o local de cultivo por exemplo, vão ajudar a definir a quantidade de água e a frequência das regas. O musgo verde no vaso também pode auxiliar na verificação da umidade.

E aqui está, a bela floração da orquídea chocolate! As flores são pequenas mais muito perfumadas. E embora leve o nome de chocolate, o aroma lembra mesmo a baunilha.

Orquídea Oncidium Sharry Baby - Floração
Orquídea Oncidium Sharry Baby - Floração

E para quem quiser conferir, aqui mesmo no blog já tem vídeos de regas, tanto para quem cultiva dentro de casa como para quem cultiva em ambiente externo. E também tem posts sobre adubação, mostrando os tipos de adubo e o passo-a-passo de como faço as aplicações.

Orquídea Oncidium Sharry Baby - Orquídea Chocolate
Orquídea Oncidium Sharry Baby - Orquídea Chocolate

Todos os links para os artigos citados vão estar no final desse post! E não esqueçam de compartilhar com os amigos. Os beija-flores agradecem!!!

Veja também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!