Gloriosa - Gloriosa lily, Gloriosa superba

Gloriosa lily, Gloriosa superba
Gloriosa lily, Gloriosa superba

Lá estava eu, voltando da padaria na manhã de natal, quando vi essa explosão de cores no jardim. Na hora até levei um susto, a cor era tão viva que parecia que estava pegando fogo rs. Fiquei confusa, mas aí, olhando mais atentamente percebi que era apenas, se é que posso dizer "apenas" para um espetáculo desses, a belíssima Gloriosa

Gloriosa superba
Gloriosa superba

As flores da Gloriosa são bastante duráveis e ainda são atrativas para beija-flores. Elas sempre aparecem na primavera e após a floração podemos deixar ou não os bulbos na terra. Aqui particularmente deixo na terra. Pra ser bem sincera às vezes até esqueço que tenho essa planta no jardim. Sempre que ela rebrota tenho uma grata surpresa. Esse ano ela rebrotou fora do vaso então as plantas que nasceram foram a partir de sementes. 


Gloriosa
Gloriosa

Esse "bulbo" foi comprado em um garden center e levou cerca de 20 dias para brotar, logo a muda cresceu vigorosamente e floriu aos 45 dias da germinação. Nesse cultivo usei terra acrescida de matéria orgânica e regada sempre que o solo estava com a superfície seca. A espécie fica bem sob sol-pleno ou meia sombra e multiplica-se com a divisão das raízes tuberosas e também através de sementes.

Gloriosa lily
Gloriosa lily