Como fazer mudas da Columéia-peixinho |
Já fazem 6 anos que comprei a minha primeira muda de Columéia-peixinho e gente, como o tempo voa! Desde então estou sempre fazendo novas mudas para não correr o risco de perder essa belíssima espécie.
Para fazer as mudas existem duas maneiras que descobri por aqui. A primeira é pela técnica da estaquia que consiste em cortar um galhinho da planta e colocar a base na terra ou na água. Aqui no blog já tem um post inteirnho só falando da técnica. Na foto abaixo está um exemplo das mudas que fiz.
Geralmente uso ponteiros de 8 à 10 cm para fazer as estacas, elas cabem na palma da mão. Os ponteiros como o próprio nome sugere são as pontas dos ramos e você deve escolher um raminho saudável, de preferência que esteja com folhinhas novas na ponta e sem flores. Se não encontrar os raminhos sem flores você pode cortá-las fazendo uma "pinça" com as unhas. Inclusive utilizo essa mesma técnica da "pinça" para retirar os brotos adjacentes do tomateiro, os famosos "ladrões" e também colher algumas ervas como o manjericão.
Para acelerar o processo você também pode colocar a estaca numa estufa caseira com garrafa PET. Nessa fase é bom deixar a muda num local protegido de luz solar direta ou que pegue somente aquele solzinhodas primeiras hora dos dia.
Um detalhe importante durante o processo é não deixar o substrato secar. Também não deixe encharcado pois nesse caso a estaca pode apodrecer antes de começar a enraizar.
Assim que a muda começar a emitir novas brotações você já pode replantar num vaso maior. E também pode deixá-la receber todo o sol na parte da manhã.
Floração da Columéia-peixinho |
Veja também em vídeo!
- Adubação
- Estufa caseira
- Tipos de substrato
- Multiplicação por estaquia
- Multiplicação por mergulhia
- Enraizamento de estacas na água
- Como utilizar as cinzas na adubação
- Aprenda a curtir e utilizar o esterco bovino
- Saiba como fabricar a sua própria farinha de ossos
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!