Como fazer mudas da planta Columéia-peixinho

Como fazer mudas da Columéia-peixinho
Como fazer mudas da Columéia-peixinho

Já fazem 6 anos que comprei a minha primeira muda de Columéia-peixinho e gente, como o tempo voa! Desde então estou sempre fazendo novas mudas para não correr o risco de perder essa belíssima espécie. 

Para fazer as mudas existem duas maneiras que descobri por aqui. A primeira é pela técnica da estaquia que consiste em cortar um galhinho da planta e colocar a base na terra ou na água. Aqui no blog já tem um post inteirnho só falando da técnica. Na foto abaixo está um exemplo das mudas que fiz. 

Muda da Columéia-peixinho
Muda da Columéia-peixinho

Geralmente uso ponteiros de 8 à 10 cm para fazer as estacas, elas cabem na palma da mão. Os ponteiros como o próprio nome sugere são as pontas dos ramos e você deve escolher um raminho saudável, de preferência que esteja com folhinhas novas na ponta e sem flores. Se não encontrar os raminhos sem flores você pode cortá-las fazendo uma "pinça" com as unhas. Inclusive utilizo essa mesma técnica da "pinça" para retirar os brotos adjacentes do tomateiro, os famosos "ladrões" e também colher algumas ervas como o manjericão.

Mudas da Columéia-peixinho enraizada
Muda da Columéia-peixinho enraizada

Para acelerar o processo você também pode colocar a estaca numa estufa caseira com garrafa PET. Nessa fase é bom deixar a muda num local protegido de luz solar direta ou que pegue somente aquele solzinhodas primeiras hora dos dia. 

Mudas da Columéia-peixinho por estaca
Mudas da Columéia-peixinho por estaca

Um detalhe importante durante o processo é não deixar o substrato secar. Também não deixe encharcado pois nesse caso a estaca pode apodrecer antes de começar a enraizar.

Como fazer mudas da Columéia-peixinho
Como fazer mudas da Columéia-peixinho

Assim que a muda começar a emitir novas brotações você já pode replantar num vaso maior. E também pode deixá-la receber todo o sol na parte da manhã. 

Columéia-peixinho - Nematanthus wettsteinii
Floração da Columéia-peixinho


Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!