Site em Manutenção

Produção de novas mudas em copinhos descartáveis

Muda de funcho crescendo no copinho
Muda de funcho germinada no copinho

Já comentei aqui no blog que não estou mais utilizando as sementeiras para a produção de mudas. Os motivos são muitos como: 

  • Dificuldade para retirar a muda com torrão intacto
  • Incompatibilidade de insolação e tempo de desenvolvimento das mudas 
  • Cultivo em quantidades inferiores ao número de células das sementeiras que possuo

Já comentei também aqui, que hoje em dia estou mais comedida no cultivo, só cultivo nas quantidades que vou conseguir consumir e também estou sempre testando novas espécies! E por tuuuuudo isso os copinhos descartáveis chegaram para ficar no meu jardim!

Mas se você irá realizar um cultivo em grande escala, de uma mesma espécie ou de espécies totalmente compatíveis a sementeira ainda é uma boa solução. Hoje em dia, quando muito, uso as sementeiras para a produção de algumas mudas de espécies pequenas por estaquia.

Estou cultivando em copinhos de 80ml mas vou fazer testes em alguns de 200ml porque já percebi que  principalmente no caso das hortaliças, o desenvolvimento é muito rápido e as mudas precisam de espaço adequado para se desenvolver. No caso de uma muda de alface por exemplo, duas semanas num recipiente pequeno já podem comprometer o resultado final da colheita!

Germinação de sementes
"Berçário" das mudas

O "berçário" das mudas...      

Na foto acima mostro o "berçário" das mudas, um cantinho sombreado e úmido do meu jardim. O clima desse cantinho é ótimo para a germinação das sementes e também para o enraizamento das estacas. Os copinhos estão sobre o substrato de um vaso grande de mudas, esse procedimento adotei para que além da "proteção" a água excedente das regas dos copinhos, que estão com um ótimo substrato, "alimente" também a muda do vaso grande.

Mudas transplantadas para a horta

Os copinhos também são ótimos para aquelas sementes que ficaram guardadas por muito tempo e o poder germinativo está comprometido! Ah e não se esqueça de fazer um furo bem grande no fundo do copinho para drenar a água da rega!

       Se você optar pelo uso das sementeiras no cultivo pode ver o passo-a-passo da montagem  aqui.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!