Sexagem do mamoeiro - Plantas fêmeas ou hermafroditas

Sexagem do mamoeiro - Flores femininas
Sexagem do mamoeiro - Flores femininas

Segundo os produtores de mamão, nas sementes selecionadas, as plantas podem ser fêmeas ou hermafroditas. E aqui no jardim, comprovando essa afirmação, pelo menos até agora, tenho um mamoeiro com flores fêmeas e dois com flores hermafroditas.

Fruto do mamoeiro de flores femininas
Fruto do mamoeiro de flores femininas
  
No início da floração, no mês de novembro, as flores estavam caindo e cheguei até a pesquisar sobre a polinização. A informação que encontrei é de que ela acontece por meio de insetos e também pela ação do vento, então resolvi deixar que a natureza se encarregasse desse processo sem fazer maiores intervenções. Agora, no final de fevereiro, os primeiros frutos começaram a se formar!

Sexagem do mamoeiro - Flores hermafroditas
Sexagem do mamoeiro - Flores hermafroditas

Como vocês podem ver, as flores fêmeas são mais "gordinhas" e arredondadas, gerando frutos também mais arredondados. Já as flores hermafroditas são mais alongadas e também geram frutos mais alongados e com menos sementes. Os produtores chegam a cortar os mamoeiros de flores femininas, mas aqui, resolvi deixá-los. Outro detalhe em relação as flores é que tanto as femininas quanto as hermafroditas nascem bem rente ao tronco do mamoeiro. Já nas plantas de flores masculinas, as flores nascem agrupadas em cachos e afastadas do tronco.

Fruto do mamoeiro de flores hermafroditas
Fruto do mamoeiro de flores hermafroditas

Quando os frutos estiverem maduros eu volto contando todas as novidades e as instruções de cultivo dessa frutífera que além dos frutos maravilhosos, ocupa pouco espaço e não gera quase nenhuma manutenção. Ah! Eu já ia me esquecendo de mencionar que as flores do mamoeiro, pelo menos nas plantas masculinas, são atrativas para os beija-flores!

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!