3 dicas fáceis para você simplificar o seu cultivo de orquídeas!

3 dicas fáceis para você simplificar o seu cultivo de orquídeas
Como simplificar o cultivo das orquídeas

Demorei muito para comprar a minha primeira orquídea, sempre as achei lindas mais não fazia ideia de como cultivá-las. E depois de adquirir as primeiras, e essa história você poderá conferir depois clicando aqui, também continuei com aquela ideia de que todas seguiriam mais ou menos a mesma "linha" de cultivo. 

E é claro que essa ideia não perdurou por muito tempo, logo percebi que elas têm necessidades diferentes não só em relação à insolação mas também à umidade e ao tipo de substrato.

Mas não se desespere rs! Hoje vou passar algumas dicas para que você possa fazer adaptações e assim simplificar de maneira eficiente o seu cultivo de orquídeas.

Orquídea cultivada na brita
Orquídea cultivada na brita

1° dica: Componha os substratos de forma que todas as suas orquídeas possam ser regadas no mesmo dia. Na prática vai ficar assim: Você pode, por exemplo, acrescentar uma quantidade de musgo à mais no substrato das phalaenopsis. Diferentemente das Cattléyas, as orquídeas dessa espécie não têm bulbos necessitando assim de mais regas. Resumindo, se você colocar mais musgo nas phals e colocar por exemplo mais brita nas Cattléyas e Denphals você poderá regar todas as orquídeas no mesmo dia.

Oncidium no tronquinho
Oncidium no tronquinho

2° dica: Adube todas as suas plantas no mesmo dia e coloque-as de forma que a posição de uma vá beneficiar a outra planta.
Na prática vai ficar assim: Você pode, por exemplo, colocar algumas orquídeas suspensas nas árvores e embaixo delas colocar outros vasos de orquídeas, e dessa forma o adubo que escorre pelo vaso de uma sirva de adubo para a outra. E essa dica do reaproveitamento não serve apenas para as orquídeas, tenho observado que outras plantas como ornamentais e hortaliças também podem se beneficiar desse adubo. Sempre que o adubo das orquídeas respingava nas ornamentais eu ficava na dúvida se isso pudesse prejudicá-las "queimando" as folhas. Mas com o tempo percebi que elas ficaram ainda mais vistosas com a adubação. O adubo que é específico para as orquídeas costuma ser bem mais caro do que àqueles destinados as plantas comuns, mas fora isso, ele funciona do mesmo jeito para ambas as espécies.

Orquídeas no jardim
Orquídeas no jardim

3° dica: Use as copas das árvores como filtro da luminosidade. As orquídeas cultivadas em nossos jardins, com algumas exceções, gostam de bastante luminosidade mas não toleram muita incidência do sol de maneira direta. As folhas das árvores filtram essa luz durante todo o dia e em alguns momentos deixam que a luz incida diretamente sobre a planta. Além de ser melhor que o sombrite, na minha opinião, o cultivo de árvores no jardim ainda torna o ambiente mais fresco e agradável. Sem contar que as árvores servem de abrigo para várias espécies de aves inclusive os beija-flores.

Veja também a lista de todos os vídeos de orquídeas do canal até 2018!


Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!