Como cultivar Physalis

Como cultivar Physalis da germinação à colheita
Como cultivar Physalis da germinação à colheita

Quem diria que a glamourosa Physalis, muita usada na preparação de doces finos, vem de uma plantinha super rústica e de fácil cultivo. Isso mesmo, a fruta que chega a custar R$15,00 a bandeja com apenas 100g, cresce até mesmo em terrenos baldios.

Aqui, comecei o plantio com todo o cuidado, mas logo percebi que ela era muito rústica e não precisa de muita atenção para crescer forte e saudável.

Mudas de physalis - Sementes germinadas
Mudas de Physalis

As sementes germinaram rápido, em cerca de 5 dias, e logo tive que fazer o replante para o local definitivo. A terra que usei para o cultivo, é rica em matéria orgânica e foi preparada aqui mesmo no jardim, uma mistura de terra comum com os restos orgânicos da cozinha.

Flores da physalis
Floração da Physalis

A espécie necessita de regas diárias e em boa quantidade, geralmente rego na parte da manhã. Outro detalhe importante em relação as regas é não molhar as folhas, pois embora a planta seja rústica, o excesso de umidade aumenta os riscos de ataque por fungos. 

Caso isso ocorra no plantio, você pode fazer uso do enxofre para resolver o problema. Aqui mesmo no blog tem um post onde explico como utilizar o defensivo. Para acessar clique aqui.

Floração, flores da physalis
Flor da Physalis

A floração iniciou-se por volta dos 3 meses de cultivo, e do centro da flor começaram a surgir os frutos da Physalis. Não precisei fazer nenhuma intervenção nessa fase, os próprios insetos do jardim cuidaram da polinização das flores.

Fruto da physalis
Fruto da Physalis

Comecei o cultivo no outono e fiz a colheita no início do inverno. A planta recebeu pelo menos 5 horas de sol direto por dia e teve uma frutificação abundante.

Veja também o vídeo com o passo-a-passo do cultivo!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!