Site em Manutenção

Como plantar mamão papaia no quintal

Frutos do mamoeiro hermafrodita
Frutos do mamoeiro hermafrodita

É muito gratificante ver as nossas frutíferas carregadas. Ainda mais se a planta foi cultivada por nós desde a sementinha. Ambos os mamoeiros das fotos, foram cultivados a partir de sementes e levaram cerca de 1 ano e 6 meses para a colheita.

Frutos do mamoeiro fêmea

As sementes que utilizei para o cultivo foram da Feltrin, mas você pode utilizar as próprias sementes do mamão comprado na feira ou no supermercado.

As sementes levaram cerca de 20 dias para germinar, e foram semeadas num recipiente de aproximadamente 500 ml. As mudas podem ficar nesse recipiente até atingirem o dobro do tamanho do vaso.

Sementes frescas de mamão

O substrato para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica. Caso a terra usada para o cultivo não seja fértil as mudas levarão mais tempo para se desenvolverem. Na preparação do substrato, você pode usar 2 partes de terra rica em matéria orgânica para 1 de esterco bovino bem curtido. No final do post você encontra os links para os artigos que vão lhe auxiliar nesses processos.

Muda de mamão

Após um ano de cultivo, iniciaram-se as primeiras florações. Por sorte, os mamoeiros nasceram fêmea e hermafrodita. Para ver o post que fiz com todos os detalhes sobre a sexagem do mamoeiro clique aqui.

Mamão papaia (papaya)

O mamoeiro precisa de bastante sol direto em seu cultivo, para vocês terem uma ideia, aqui eles pegam sol durante toda a parte da manhã e começaram a se curvar para pegar também o sol na parte da tarde. 

No replante para o canteiro, usei 1 copo americano de NPK 10-10-10 e cerca de 3 l de esterco bovino bem curtido. Faça um buraco com o triplo de altura do torrão e misture bem os adubos à terra. Aqui no quintal, a terra já estava dando sinais de acidez, então acrescentei também uma pazinha de jardinagem de calcário.

As adubações adicionais que faço são com húmus de minhoca, cinzas de madeira e farinha de ossos. Além do chorume diluído na água das regas.

Veja também o passo-a-passo de como preparo substratos!


Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!