Site em Manutenção

Pimenteira com folhas enrugadas e atrofiadas - Combate ao ácaro no jardim

Combate ao ácaro nas pimentas
Pimenteira com folhas enrugadas e atrofiadas

Sempre cultivei pimentas aqui no jardim, e em boa parte das vezes elas se desenvolviam bem. Mas de vez em quando, algumas "desandavam", e eu nem ligava muito porque tinha vários exemplares e isso não chegava a ser um problema.

Foi então que recebi algumas sementes raras, em trocas que fiz com amigas, e desta vez elas não podiam "desandar". Numa busca rápida pela internet, vi que o problema poderia estar sendo causado por ácaros, e que o enxofre seria o "remédio" para a resolução do problema.

Combate ao ácaro no jardim
Folhas deformadas por causa do ácaro

Por sorte, eu tinha um produto à base de enxofre em casa, que por sinal já estava bem velho pois eu nem sequer me lembro para quê comprei rss... Mas ainda assim resolvi testar. O enxofre que usei foi esse da marca dimy, o preparo é bem simples, basta misturar com a quantidade de água indica no rótulo e borrifar nas folhas. No final do post tem um vídeo onde vocês podem conferir todos esses detalhes.

Combate ao ácaro no jardim
Enxofre dimy - Combate ao ácaro

Os resultados vieram rápido! Logo na primeira semana percebi que as folhas danificadas estabilizaram e então começaram à brotar várias folhinhas novas. Eu não arranquei as folhas danificadas pois a planta ainda poderia fazer fotossíntese por elas.

Combate ao ácaro no jardim
Folhas saudáveis da pimenteira

Na aplicação, borrifei a frente e o verso das folhas, e repeti o processo no mês seguinte só para garantir que não houvesse uma reinfestação. A aplicação também foi feita na parte da manhã, para que as folhas pudessem secar ao longo do dia, e a umidade não acarretasse outros tipos de problemas.

Combate ao ácaro com enxofre dimy
Novas brotações da pimenteira

Agora, as pimenteiras estão crescendo à todo vapor, e em breve volto com o post contando todos os detalhes que usei no cultivo. Os vasos em que estou cultivando são bem pequenos, e mesmo assim elas estão se desenvolvendo super bem. Então já vou adiantando sobre o substrato para que vocês possam ir preparando o de vocês. Para ver o passo-a-passo de sua fabricação em vídeo clique aqui.


Aperte o play e veja o passo-a-passo da preparação e aplicação do enxofre!




Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!