Site em Manutenção

Cultivo de tomates orgânicos – 2ª parte

Tomates orgânicos

Na 1ª Parte do post sobre o cultivo de tomates orgânicos falei de semeadura, plantio, transplante da muda, substrato e insolação. Caso você não tenha lido o post pode ver clicando aqui. Hoje venho com a 2ª parte tentar fechar o assunto sobre tomates. Quando digo tentar, é porque estou sempre fazendo novas experiências no jardim e claro, vou compartilhar todas as novidades com vocês.

Regas

           Aqui no jardim os tomateiros atuais estão em vasos à pleno sol, e eu rego de duas a três vezes ao dia. Sempre em pequenas quantidades para que a água não escorra pelos furos de drenagem do vaso, se você regar demais o substrato vai sendo “lavado” e perde nutrientes. Os tomateiros gostam de terra úmida mas sem encharcar e sem molhar as folhas. Principalmente se o local onde for fazer o plantio tiver pouca insolação as dicas acima são de extrema importância. Dependendo do local pode acontecer de uma única rega diária ser suficiente. É bom também não deixar o substrato secar demais principalmente quando começar a frutificar.

Tutoramento

           Na fase de frutificação, os tomateiros necessitarão ser tutorados para não se dobrarem. Mas é bom colocar o tutor, que pode ser uma varinha de bambu, mesmo com a muda ainda pequena para que não ocorra de machucar as raízes. Mas se você esqueceu ou deixou para depois basta molhar bem o substrato antes de colocar os tutores. Você também pode fixá-los bem rente à parede do vaso como na foto abaixo.

Tutoramento do tomateiro e cobertura morta no vaso
Outra dica que deixo aqui é a da cobertura morta na superfície do vaso, essas folhas secas vão ajudar a manter a umidade e consequentemente diminuir as regas.

Adubação

Tomates orgânicos em vaso

A terra que estou usando é muito rica em matéria orgânica de modo que não estou usando nenhuma adubação adicional. Caso seja necessário, você pode colocar um pouco de adubo orgânico líquido, o chorume diluído. E também húmus de minhoca a cada 15 dias ou segundo as instruções do fabricante do húmus.

O tomateiro da foto está num vaso de 24 cm de diâmetro por 20 cm de altura. O substrato rico em matéria orgânica foi o "ponto-chave" para o sucesso num vaso tão pequeno.

Podas

Eu não costumo podar os meus tomateiros. Já notei que eles não gostam. O que faço e não sei se isso pode ser chamado de poda é retirar esses galhinhos que nascem perpendiculares ao caule principal e os galhos adjacentes. Os vasos que utilizo geralmente são muito pequenos então eu retiro para não correr o risco de sobrecarregar a planta. Eu retiro manualmente fazendo uma "pinça" com as unhas. Notei que o resultado com essa "técnica" é muito melhor inclusive para não correr o risco de infectar o tomateiro com a tesoura de poda. Outra coisa que faço é retirar o excesso de florzinhas com a mesma "técnica", mas isso também é totalmente opcional.

Poda de tomateiros orgânicos

Como podar tomateiros orgânicos

           Ao retirar esses galhos o tomateiro tende à se desenvolver verticalmente. O da foto tem 82 cm de altura, quando percebi cortei também as brotações do topo para que ele parasse de crescer. Tudo isso, novamente por cauda da limitação do vaso.

Polinização  

Floração do tomateiro

           Se o lugar onde você está cultivando o tomateiro venta bastante ou tem insetos como joaninhas e abelhas pode deixar que elas ou o vento farão o serviço. Aqui nunca precisei fazer a polinização manual, mas se você não tem essa ajuda extra por aí, basta dar uns “petelecos” nas flores ou sacudir o pé que o pólen se espalha fecundando as flores.

Insetos polinizadores

Combate às pragas

Por aqui o que mais aparece são lagartas minadoras, elas deixam aqueles “caminhozinhos” brancos na folha. Mas se não for um ataque maciço eu nem realizo a poda.

Outro problema que aparece com frequência, principalmente em locais com pouca insolação e excesso de umidade são os fungos. Para dar jeito basta diluir 2 colheres de sopa de leite em ½ copo de água e regar o substrato. Nos casos mais graves você pode diluir um pouco mais e borrifar a mistura também nas folhas. Não deixe as folhas contaminadas tocarem outros tomateiros.

Colheita 

Tomate orgânico pronto para colheita

Sempre colho quando estão maduros, para isso basta segurar firme no cabinho e torcer. Os tomates também podem ser colhidos ainda verdes pois continuam com o processo de maturação.

Então é isso gente, caso me lembre de mais alguma dica eu volto e posto aqui ok! Ah! E boa sorte com o plantio!