Prós e contras do cultivo de orquídeas em árvores

Orquídea do vídeo "Como salvar uma orquídea"
Orquídea do vídeo "Como salvar uma orquídea"

O post de hoje é muito especial pois essa é aquela orquídea do vídeo "Como salvar uma orquídea". E ela não só emitiu dois lindos keikes como está florindo agora pela primeira vez após a compra. Hoje, tanto ela quanto os keikes estão replantados nas árvores mas na época da recuperação ela foi replantada no vaso de garrafa PET. 

Vou deixar os links no final do post onde vocês poderão conferir a recuperação, o replante e também o artigo onde mostro como fiz a separação das mudas.

Keike de orquídea phalaenopsis
Keike de orquídea phalaenopsis

Um detalhe que reparei sobre os keikes é que eles foram emitidos na época em que a orquídea estava na PET e a umidade no substrato estava bastante elevada. E foi somente após o replante nas árvores e alguns estresses hídricos que tanto ela quanto os keikes emitiram pendões florais. 

O replante nas árvores teve suas vantagens e também desvantagens. A parte boa é que as orquídeas crescem como em seu habitat natural e até a adubação é feita pela natureza. Tanto as folhas que caem das árvores como as fezes dos passarinhos funcionam como adubo para elas.

Adubação é feita pela natureza
Adubação é feita pela natureza

Já a parte ruim, e nesse caso o clima de minha região que é na maior parte do tempo quente e seco também não ajudou, é que tenho que regar constantemente. Os exemplares que estão nas árvores vão continuar por lá mas as mudas que ficaram na PET também vou manter na PET. Mas também não foram todas as espécies que sentiram o replante. Os Oncídiuns por exemplo, se adaptaram plenamente, mesmo com o clima seco.

Oncídiuns - Plantio de orquídeas em árvores
Plantio de orquídeas em árvores

Outro detalhe, é que nesse caso é ainda mais difícil controlar o ataque de algumas pragas como as lesmas e caracóis. As folhas, mesmo com a aplicação de defensivos, são frequentemente atacadas. E as flores, além dos ataques ainda têm a durabilidade reduzida caso o tempo esteja muito chuvoso. 

Caracol nas orquídeas
Caracol nas orquídeas

Então é preciso fazer uma observação não só das espécies como também do clima antes de escolher o melhor local para cultivar as suas orquídeas.

Veja também o vídeo que complementa esse post!


Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!