Site em Manutenção

Tagetes. Repelente, nematicida, comestível e extremamente ornamental

Tagetes. Panc, planta comestível.
Tagetes. Panc, planta comestível

O meu interesse inicial por essa planta começou pelo fato dela ser uma espécie nematicida. Os nematoides são uma "praga" que ataca as plantas pelas raízes e assim como as cochonilhas de raiz, eles debilitam as verdinhas e muitas vezes não conseguimos ajudá-las porque sequer sabíamos do problema. Aliás, toda planta repelente é bem-vinda por aqui, sempre procuro espécies com essa qualidade para compor o meu jardim.

Mas no caso da tagetes, além da ação nematicida ela ainda é bastante ornamental. As flores se abrem de uma cor e com o passar dos dias vão mudando. E não só a cor mas também o formato das flores vai passando por uma verdadeira transformação.

Germinação das sementes de tagetes
Germinação das sementes de tagetes

A fase da germinação é bastante tranquila. Elas germinam entre uma e duas semanas. Nos primeiros dias é interessante deixá-las num local onde recebam a luz do sol de maneira filtrada. Quando tiverem pelo menos um par de folhas verdadeiras aí já podemos passar para o local definitivo.

Aqui elas recebem sol na parte da manhã, mas o importante é que recebam sol direto por pelo menos algumas horas do dia. Muitas vezes as plantinhas ficam com uma bela folhagem mas não florescem justamente pela falta de luz solar direta.

Tagetes. Repelente, nematicida, comestível e extremamente ornamental
Tagetes. Repelente, nematicida, comestível e extremamente ornamental

E falando em floração, ela é linda e abundante! Aqui iniciou-se em cerca de dois meses, foi mesmo muito rápido. Mas não se preocupe se a sua plantinha precisar de mais alguns meses para florir. Dependendo da espécie ou  época do ano isso pode demorar um pouco mais.

Mas atenção, se depois de uns quatro ou cinco meses a sua planta não florir, então pode ser um sinal de que ela tem alguma carência, como por exemplo, falta de luminosidade ou nutrientes no solo.

Cravo da Índia
Cravo da Índia

A tagetes não é muito exigente quanto à fertilidade do solo, aqui cultivei em diferentes locais e ela se desenvolveu bem até onde o solo era mais pobre. Mas como falei anteriormente, se ela não florir pode ser um sinal de alguma carência. Nesse caso, eu indicaria o húmus de minhoca, além de ser um adubo mais completo ele também vai ser absorvido mais rápido pela planta.

Agora se você quiser uma "garantia", pode adicionar adubos como o esterco bovino ou a cama de frango logo no início do cultivo. 

Cápsulas secas com sementes de tagetes
Cápsulas secas com sementes de tagetes

Por se tratar de uma planta anual, ou seja, que precisa ser replantada todos os anos, você precisará refazer o plantio das sementes. Em alguns casos, principalmente se a terra estiver bem "fofa" e o tempo chuvoso, as próprias sementes que caem na terra já são suficientes para a propagação natural da espécie. Mas se esse não for o seu caso, basta recolher as sementes que se formam na base das flores secas e replantá-las.

Na foto acima podemos observar como as cápsulas se abrem sozinhas depois de secas e contém várias sementes. Por falar nisso, vou deixar um vídeo no final do post com dicas de como encontrar as sementes nas plantas.

Rosa-da-índia
Rosa-da-índia

As regas devem estar de acordo com o clima de sua região, aqui por exemplo, o clima é na maior parte do tempo quente e seco, então preciso regá-las quase que diariamente. Quando chove, aí mudo o esquema de regas, passo até dois dias sem regar após a última chuva. Mas como disse anteriormente, isso vai depender do clima e você terá que observar para decidir qual a melhor quantidade para as suas plantas.

Veja também o vídeo com as dicas de cultivo da tagetes 



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!