Dicas para encontrar sementes nas plantas

Dicas para encontrar sementes nas plantas
Dicas para encontrar sementes nas plantas

A maioria das espécies que tenho aqui no jardim foram geradas a partir de sementes, até mesmo algumas frutíferas, como é o caso da minha aceroleira e pitangueira, foram geradas a partir de sementes. Hoje vou passar algumas dicas para que vocês também possam encontrar e gerar mudas utilizando esse método. Ah! No final do post também vou deixar o link com as dicas para quem quer fazer a muda por estaquia.

Como encontrar sementes nas plantas
Como encontrar sementes nas plantas

Nas espécies floríferas, é bastante comum que as sementes se formem na base das flores. Nesse caso, basta procurar nas flores que já estejam bem secas. Na foto abaixo temos um exemplo assim, a florzinha secou, na base ou miolo dela começou a se formar uma baga, e ao ficar madura ela secou e se abriu sozinha. Note que na foto tem bagas ou cápsulas ainda verdes e também uma madura que ainda não se abriu.

Sementes de ipomeia
Sementes de ipomeia

Já a foto a seguir são das bagas de sementes da Grevílea, uma árvore florífera e bastante atrativa para os beija-flores. As bagas, como no exemplo anterior, também se formam logo após a floração. Se observarmos também a cor das bagas, veremos que elas geralmente estão prontas quando há uma mudança na coloração, que vai na maioria das vezes do verde ao marrom. Esse detalhe é bem importante pois se as sementes não estiverem completamente formadas elas não vão germinar. Algumas bagas também se abrem sozinhas indicando que as sementes já estão prontas para o plantio.

Sementes de grevilea
Sementes de grevílea

Já no caso das frutíferas, as sementes geralmente estão dentro da polpa e quanto mais madura a fruta, mais chances das sementes estarem prontas para o plantio. Essa polpa linda na foto abaixo é de pitaya e já fiz mudas dela a partir de sementes. Já tem vídeo e post dela aqui no blog e também no canal.

Polpa e sementes de pitaya
Polpa e sementes de pitaya

Veja também o vídeo com as dicas!



Continue lendo para saber mais sobre:
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!