Adubação orgânica com cama de frango

Adubação orgânica com cama de frango
Adubação orgânica com cama de frango

Pensem num adubo bom, barato e que já virou queridinho aqui no jardim, pois é, comprei a cama de frango há poucos meses e os resultados foram tão rápidos que já posso compartilhar com vocês. 

Fiz o teste desse adubo em várias espécies, desde frutíferas até orquídeas. Sim, vocês ouviram bem, orquídeas rs! Essa primeira foto do post é de uma Cattléya que comprei há cerca de um ano e era uma das poucas orquídeas que ainda não havia florido após a compra. Ela recebia o mesmo tipo de cuidado que tenho com as outras orquídeas, mas ainda não tinha respondido à adubação. Coincidência ou não, alguns dias depois de receber a adubação com a cama de frango, que por sinal foi bem generosa, ela começou a emissão do pendão floral. E para minha surpresa, ainda vieram três botões, na ocasião da compra ela estava florida mas tinha apenas dois botões florais. As fotos da floração dessa orquídea, bem como todos os detalhes dessa adubação e do cultivo vão ser tema para os próximos posts, vocês não podem perder.

Adubo de cama de frango
Adubo de cama de frango 

Como mencionei no vídeo que vocês podem conferir no final do post, a cama de frango não se trata do esterco puro de galinha. A cama é uma mistura do esterco com algum tipo de palha. Esse detalhe me ajudou inclusive a definir as quantidades de adubo que adicionei em cada planta. O esterco de galinha puro é muito forte e pode ocasionalmente "queimar" as raízes das plantas se usado em muita quantidade, já a cama, como tem muita palha na composição, pode ser usada numa maior quantidade e com menos riscos. 

Mas ainda assim, o esterco de galinha ainda que seja utilizado puro é mais seguro do que a adubação química por exemplo. Sem contar que é um adubo totalmente orgânico e traz inúmeros benefícios para o solo.

Adubação com cama de frango
Adubação com cama de frango 

Por cada saco grande de adubo, com capacidade de cerca de 20 litros, paguei apenas R$ 15,00. Mas isso porque comprei direto do produtor, caso vocês adquiram o produto em casas de jardinagem ele pode chegar a custar R$ 5,00 um saco de 1 litro. Então fica a dica para vocês procurarem em chácaras e fazendas próximas de sua cidade onde poderão adquirir esse adubo à um valor mais em conta.

Cama de frango na adubação
Cama de frango na adubação

A quantidade que uso em cada planta varia de acordo com a espécie, mas uso bastante a proporção de 3 partes de terra para 1 ou 2 do adubo. Como disse, vai depender muito da espécie. Na orquídea por exemplo misturei a cama com folhas secas em estágio bem avançado de decomposição e cascas de pinus. No caso da orquídea usei a proporção de 1:1:1. Por falar nisso, tem também um vídeo que já compartilhei lá no Canal onde falo desse adubo de folhas secas, vocês poderão conferir depois clicando aqui.

Vídeo dos resultados da adubação com a cama de frango



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!