Tagetes, a planta amiga do jardim!

Tagetes, a planta amiga do jardim!
Tagetes, a planta amiga do jardim!

Bom dia pessoal! Hoje eu vou compartilhar com vocês uma plantinha que é um verdadeiro coringa no jardim! A bela e rústica tagetes. Essa plantinha, além de ornamental, ainda ajuda no controle dos nematoides, que é uma praga muito comum no solo.

Tagetes
Tagetes

Como jardineira amadora não costumo fazer análises de solo, então procuro ao máximo, incluir no meu cultivo, plantas que ajudam a repelir as pragas e que agreguem valor ao solo

Tagetes, Cravo
Tagetes, Cravo

Aqui já fiz o cultivo dela tanto em vasos como também em canteiros. E percebi que ela gosta da terra rica em matéria orgânica e bastante sol no cultivo.

Cravo amarelo
Cravo amarelo

A planta é de ciclo anual então devemos fazer o replante todos os anos. As sementes podem ser retiradas das próprias plantas e se o solo estiver bem solto elas praticamente se plantam sozinhas. Vira e mexa nasce uma mudinha em locais onde não semeei. 

Planta nematicida
Planta nematicida

As regas são diárias no início do plantio e após a formação das mudas rego de duas a três vezes por semana. Mas é sempre bom observar o tempo, em algumas ocasiões a rega poderá ser diária, ou suspensa!, como é no caso do período chuvoso. E essa dica inclusive serve para qualquer espécie!


Veja também em vídeo!




Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!