Por que os botões da flor-de-maio caem...

Porque os botões da flor-de-maio caem...
Por que os botões da flor-de-maio caem...

A gente compra aquela planta linda no Garden Center, lotada de botões, e alguns dias depois não sobra nem um para contar história. Pois é, acontece por aqui também, e depois de muitos testes, finalmente descobri do que essa bela plantinha precisava para se desenvolver de maneira adequada.

Um fato interessante sobre essa espécie é que algumas pessoas acertam no cultivo logo de primeira e têm exemplares com anos de cultivo. Por outro lado, e essa também era a minha realidade, algumas pessoas nunca conseguem manter o exemplar vivo por muito tempo.

Confesso que se não fosse pelo blog e pelas pessoas que me pedem auxílio no cultivo dessa planta eu não teria insistido tanto. Mas graças a muitos de vocês, eu insisti e hoje venho compartilhar todas as minhas experiências com essa bela espécie que também é atrativa para os beija-flores.

Botões da flor-de-maio
Botões da flor-de-maio

Para começar, o clima em nossa casa, na maioria das vezes, é bem diferente do clima do Garden. E muitas vezes, elas também vêm de estufas climatizadas o que complica ainda mais a adaptação. Então, se os botões abortarem logo que chegar em casa, não se desespere pois as chances dela florir novamente são muito grandes

Folhagem da flor-de-maio
Folhagem da flor-de-maio

Mas se esse não é o seu caso e os botões caíram após a adaptação, o problema pode ser falta de adubo! Aqui mesmo no canal tem um vídeo onde eu passo a receita do melhor substrato que encontrei para o cultivo. E também da adubação que fiz para que os botões parassem de cair.

Como adubo uso, a cama de frango, o esterco bovino e o húmus de minhoca. E em menor quantidade, as cinzas de madeira e as farinhas de ossos e ovos. A quantidade de adubo vai depender do tamanho do vaso e do exemplar. Mas geralmente, uso como medida, para um vaso pequeno, uma colherinha de café.


Por hoje é só, e não se esqueçam de visitar os outros posts e vídeos, onde eu falo dos adubos e também da Flor-de-maio.


Veja também o vídeo com as dicas!




Continue lendo para saber mais sobre: