Site em Manutenção

Tira-dúvidas de cultivo da flor-de-maio

Como fazer mudas da Flor-de-maio
Como fazer mudas da Flor-de-maio

Hoje vou responder às dúvidas que vocês deixaram nos vídeos que fiz sobre a flor-de-maio. As perguntas do 1 ao 3 são do vídeo "Como fazer mudas da Flor-de-maio". E as perguntas 4 e 5 do vídeo "Substrato ideal para a Flor-de-maio".

1 - Qual tipo de copo posso usar para a confecção da estufa?

O copo que usei como estufa no vídeo da multiplicação é de plástico e tem uma tampa com furo. Mas vocês podem usar qualquer copo que tenham em casa, até mesmo copos de vidro. A tampa também pode ser feita com outro material como filme ou saquinhos de plásticos. O importante é fazer um pequeno furo para que possa haver a troca de ar no interior do copinho.

2 - Você usou algum tipo de enraizador na água?

A água que usei é da torneira mesmo e não misturei nenhum tipo de enraizador. Usei como medida uma colherinha de café só para encostar a folhinha. 

3 - Quanto tempo leva para as folhinhas enraizarem?

O tempo para que ela enraíze vai depender da estação do ano. Assim como as plantas entram em dormência as raízes podem demorar mais para se desenvolver dependendo da estação. Uma época legal para fazer essa técnica é no verão pois as folhinhas também nascem à todo vapor nessa estação. Com o tempo propício elas começam a enraizar com uma semana.


Substrato ideal para a Flor-de-maio
Substrato ideal para a Flor-de-maio


4 - Como devem estar as folhas secas?

As folhas devem estar em estagio avançado de decomposição. Quando estiverem bem escuras e não pudermos mais distinguir umas das outras estão prontas para uso. As folhas verdes não passaram pelo processo de decomposição e podem "queimar" as raízes das plantas.

5 - Quais os tipos de folhas que posso utilizar?

Aqui no jardim uso todo tipo de folhas, desde frutíferas à ornamentais. Se eu fosse evitar algum tipo seria apenas as folhas de plantas consideradas tóxicas. 

Confira também o vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre: