Site em Manutenção

Incenso - Plectranthus coleoides

Planta-vela
Planta-vela

Vocês sabiam que no caso das espécies variegatas quanto mais sol elas tomam mais as folhas ficam mescladas? Foi o que aprendi com essa bela planta incenso. Também conhecida como planta dólar variegada, falsa hortelã ou planta vela. Ela é bastante rústica e se alastra rapidamente pelo canteiro.

No cultivo achei até mesmo parecida com a hortelã que também se alastra bastante e pode até, em alguns casos, ser invasiva.

Plectranthus coleoides
Plectranthus coleoides

Mas atenção, quando disse que quanto mais sol melhor também não me referia ao sol pleno. Aqui cultivo à meia sombra e ela pegava umas 2 horas de sol filtrado por dia. Mas foi depois de uma poda no jardim e o aumento da insolação que ela se desenvolveu e ficou linda! Agora, ela pega cerca de 4 horas de sol diariamente e na maior parte do tempo filtrado pelas folhas das árvores.

Planta incenso
Planta incenso

As regas também são bem espaçadas. Rego de duas a três vezes por semana no tempo da seca e no tempo da chuva suspendo completamente as regas. Mesmo quando passam três ou quatro dias sem chover.

Dólar variegada
Dólar variegada

A multiplicação pode ser feita facilmente por estacas das pontas do ramos. Inclusive essa minha foi feita por estaquia e também foi um presente da amiga Camila do Diário de uma sementeira. Vou deixar o link no final do post onde vocês poderão conferir o artigo e também o vídeo das mudas que ela me trouxe feitas por estaquia.

Falsa-hortelã
Falsa-hortelã

Depois que a muda estava bem enraizada eu fiz o replante dela direto para o canteiro do jardim. Essa parte do jardim tem o solo bem fértil pois sempre se acumulam uma boa quantidade de folhas secas que vão se decompondo lentamente e liberando os nutrientes para o solo. Como adubo, no momento estou usando apenas as cinzas de madeira. 

Veja também em vídeo!




Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!