Estiolamento, folhas verdadeiras? Fique por dentro dos termos mais usados na jardinagem!

Amarílis - Rose Blanc - Apleblossom - Floração
Amarílis - Rose Blanc - Apleblossom

Você já deve ter passado por isso, está assistindo ao seu canal de plantas favorito e de repente a jardineira solta uma palavra como estiolamento. Ela diz: "-Não deixe tal planta na sombra ou ela vai estiolar!" e daí você diz ok, vou colocá-la no sol, mas o que será mesmo esse negócio de estiolar?

Hoje vou compartilhar com vocês alguns desses termos mais utilizados na jardinagem e logo vocês estarão fluentes na linguagem dos jardineiros rs.

Mudas de pitaya
Mudas de pitaya germinando

O primeiro termo, que citei no início do post é o estiolamento. Sabe quando a semente germina e as primeiras folhinhas ficam bem compridas? Compridas de uma forma que às vezes até se quebram? Pois é, isso é o tal do estiolamento. Às vezes também, além de compridas elas começam a se curvar em direção ao sol ou à fonte de luz. Se as suas plantinhas estão apresentando alguns desses "sintomas", então pode ser um sinal de estiolamento, a planta não recebe a quantidade de luz adequada e se desenvolve de maneira precária ou defeituosa. 

Se você perceber esses sinais na sua planta transfira-a imediatamente para um local mais iluminado. Vá colocando no sol ao poucos para que ela possa se adaptar. Algumas plantas não chegam a estiolar mas não florescem por exemplo.

Mudas de tomate estiolando
Mudas de tomate estiolando

E falando em primeiras folhinhas, essas são os tais dos cotilédones. No título do post eu citei as folhas verdadeiras, que são as primeiras folhas que nascem após os cotilédones. Então resumindo, as primeiras "folhas" são os cotilédones, e as folhas verdadeiras, as primeiras folhas que nascem após os cotilédones. As folhas verdadeiras são bem diferentes dos cotilédones e geralmente é após o surgimento delas que fazemos o replante das mudas para o jardim.

Cotilédone da pimenteira
Cotilédone da pimenteira

Sol direto, meia-sombra, luz indireta. Esses termos estão ligados a quantidade de luz solar que as plantas recebem diariamente. Já percebi que a definição dessa quantidade varia um pouco de acordo com a concepção de cada jardineiro, mas de uma forma geral funciona mais ou menos assim:

Sol pleno. As plantas devem receber pelo menos 6 horas de sol direto por dia. E o termo "direto" quer dizer que o sol têm que incidir diretamente sobre a planta.

Meia sombra, pelo menos 4 horas de sol direto por dia.

Sombra. As plantas de sombra geralmente suportam, ou até mesmo necessitam de cerca de 2 horas de sol direto por dia. Existem também as plantas consideradas de sombra mas que não toleram a incidência solar direta. Mas tanto nesse caso como no caso anterior ambas entram nessa mesma classificação. Outro detalhe importante, é que essas últimas embora não tolerem a luz solar direta, precisam estar num ambiente bem iluminado com bastante luz indireta do sol.

Torrão bem formado no substrato
Torrão bem formado no substrato

Substrato. Esse é outro termo que gera bastante dúvida para quem está iniciando na jardinagem. Alguns acreditam que substrato é apenas uma mistura pronta que compramos no garden center. Mas a verdade é que substrato é o meio que utilizamos para o cultivo e podemos até mesmo fazer a nossa própria formulação de substrato. Aqui mesmo no canal já tem alguns posts e também vídeos com algumas formulações. Quando você mistura a terra do jardim com húmus de minhoca por exemplo você formulou um substrato.

Torrão. Na foto acima temos um exemplo do que seria o tal do torrão, que nada mais é do que as raízes da planta bem envolvidas no substrato. Quando conseguimos retirar a muda da sementeira sem que o torrão se desfaça dizemos que o torrão está bem formado. Outro detalhe é que a planta sente menos o replante se o torrão estiver assim. Então fica a dica para que você aguarde um pouco mais caso ele esteja se desmanchando pois esse é um sinal de que a muda poderia ficar mais tempo no recipiente atual.

Por hoje é só, mas caso eu me lembre de mais algum termo importante volto aqui e compartilho com vocês. E já deixo a dica para que vocês favoritem esse post e de vez em quando deem uma passadinha por aqui para ver se não adicionei alguma novidade!

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!