Sementes - Localização e maturação

Sementes - Localização e maturação
Sementes de tagetes germinando

No post passado falei sobre poder germinativo e dormência das sementes, no post de hoje vou falar sobre maturação e localização das sementes na planta. Então vamos lá...

Localização. Em alguns casos as sementes encontram-se em cápsulas que se formam na base da flor. Depois que a flor seca, essa cápsula vai amadurecendo e na maioria das vezes se abre sozinha para dispersar as sementes na natureza. Exemplo de sementes assim encontramos nas Lobélias, Beijos-pintados, Broválias, Russélias, Ipomeias e muitas outras.

Ao observar uma planta para procurar suas sementes você deve observar se há cápsulas tipo vagens, bagas ou frutos, caso não encontre algo assim, busque na base das flores secas e provavelmente estarão lá. Caso não haja cápsulas na base das flores é porque as prováveis vagens ou frutos surgirão após a floração.
Cápsulas maduras e "verdes" de sementes de Ipomoea quamoclit
Cápsulas maduras e "verdes" de sementes de Ipomoea quamoclit

Maturação. 
Caso não hajam cápsulas ou vagens maduras na planta, você pode recolhê-las ainda verdes e guardá-las. Se tudo correr bem, elas amadurecerão e se abrirão sozinhas, então estarão prontas para a semeadura. Mas esse é um caso a parte, o melhor mesmo é recolher as sementes já maduras para não correr riscos! Na foto abaixo tem um exemplo de vagem que foi colhida ainda verde e amadureceu liberando as sementes.

Vagens colhidas ainda verdes de espécie selvagem
Vagens colhidas ainda verdes de espécie selvagem

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!