Como fiz o cultivo da cenoura baby desde as sementes

Mini cenoura baby topseeds
Cenoura baby topseeds

Estou sempre a procura de mini vegetais para o cultivo, logo, quando vi essa mini cenoura da TopSeeds não pensei duas vezes antes de trazê-la para casa e testar o cultivo. Os mini vegetais podem ser cultivados em pequenos espaços e muitas vezes também ficam prontos para a colheita num menor espaço de tempo

Como fiz o cultivo da cenoura baby desde as sementes
Como fiz o cultivo da cenoura baby desde as sementes

As sementes podem até ser semeadas em copinhos individuais, mas para evitar qualquer tipo de deformação na cenoura, que é uma raiz, o melhor mesmo é cultivar diretamente no local definitivo. Aqui mesmo no blog tenho um post sobre o cultivo da cenoura planeta, nessa fiz o replante e vocês poderão conferir depois clicando aqui. Mas no caso da cenoura baby fiz o plantio direto no local definitivo como vocês podem ver na foto abaixo. 

Germinação das sementes de cenoura baby
Germinação das sementes de cenoura baby

As sementes germinam em cerca de uma semana. No meu caso também fiz o plantio das sementes em dias diferentes, isso porque não queria colher todas de uma só vez. Mas se você quiser fazer apenas uma colheita então é melhor semear todas no mesmo dia. 

O vaso que escolhi é bem fundo, com cerca de 40 cm de altura. A terra que usei é aquela que faço aqui mesmo no jardim utilizando os restos orgânicos da cozinha, e adicionei também esterco bovino bem curtido e a cama de frango. A proporção ficou 3 partes de terra para 2 de esterco. No final do post vou deixar links aqui do blog e também do Canal do Jardinet no YouTube onde vocês poderão conferir mais detalhes sobre a terra e os adubos.

Folhagem da mini cenoura
Folhagem da mini cenoura

Achei o cultivo dessa cenoura super tranquilo e em apenas dois meses já iniciei a colheita. Essa variedade é bem crocante e ótima para saladas e petiscos. Deixei o vaso num local bem iluminado onde as mudas pegavam pelo menos 4 horas de sol direto por dia. Nos outros horários o sol também incidia mas de maneira filtrada pelas folhas das árvores. As regas também eram diárias, mas esse detalhe das regas deve estar de acordo com o clima de sua região. Aqui por exemplo, o clima é na maior parte do ano quente e seco, logo, as regas devem ser diárias.

Outro detalhe, ainda em relação às regas, é que prefiro regar duas vezes ao dia com pouca água, do que fazer uma rega mais abundante em apenas uma hora do dia. Mas esse é apenas um detalhe, é sempre bom observar e ver o que melhor se adapta ao nosso local de cultivo, e é claro, à nossa disponibilidade para cuidar da horta e do jardim.

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!