Site em Manutenção

Como plantar cenouras em vasos desde a semente!

Cenoura planeta - Topseed

Essa espécie é de fácil cultivo, tem sabor mais adocicado do que as cenouras tradicionais e seu porte reduzido é ótimo para o cultivo em vasos!

As sementes, semeadas no início do outono, levaram apenas 1 semana para germinar, mas dependendo da estação do ano e do poder germinativo das sementes elas podem demorar um pouco mais. Desde a primeira semana, a mudinha toma sol na parte da manhã e o substrato é mantido úmido.

topseed
Cenoura planeta

Após 20 dias elas já estavam bem enraizadas e prontas para irem ao local definitivo. Aqui, por conta das experiências, prefiro fazer desta forma mas você pode semeá-las direto no local definitivo que vai dar certo do mesmo jeito.

Cenoura Planeta pronta para a colheita

Na preparação do substrato utilizei uma parte de terra comum, uma parte de matéria orgânica direto da composteira e mais uma parte de esterco bovino bem curtido. O vaso em que cultivei era bem pequeno, menos de 2 l, e assim as regas tiveram que ser diárias. Sol direto por pelo menos 4 h e sombra nas horas mais quentes do dia. Para conseguir esse "ambiente perfeito" deixei os vasos debaixo de um pé de mamão que fez esse processo de filtragem do sol.

Após cerca de 2 meses as cenouras já estão prontas para a colheita. As folhas também podem ser usadas na preparação de caldos, sopas e saladas. Caso opte por descartá-las você ainda pode reaproveitá-las na compostagem!

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!