As flores e os frutos da primavera

Orquídea phalaenopsis
Orquídea phalaenopsis

A primavera chegou e com ela muitas novidades aqui no jardim! No post de hoje vou compartilhar todas elas com vocês e também algumas dicas extras para a nova estação. Por falar nisso, aqui mesmo no blog já tem um post com dicas de cultivo na primavera, depois de ver as novidades deem uma passadinha por lá rs.

Para começar, a primeira orquídea da minha pequena coleção, floresceu novamente esse ano. Não preciso nem dizer que foi uma alegria imensa somada àquela sensação de dever cumprido, mas confesso que não cheguei a duvidar que daria certo, mas sabia que tinha chances delas não gostarem do clima ou eu não acertar nas regas e por aí vai. Que bom que deu tudo certo e sou grata por isso.

Amoreira
Amoreira

A minha amoreira é outra grande surpresa dessa primavera, aliás como eu disse no início do post, são várias surpresas esse ano pois quase todas as espécies que vou mostrar aqui estão frutificando pela primeira vez

Essa amoreira foi aquela que comprei pela internet, se vocês não viram o post onde conto todos os detalhes, podem conferir clicando aqui. Ela chegou a soltar alguns frutos no primeiro ano de cultivo, mas foram tão poucos que acho que só provei uma única frutinha. Agora, no início da primavera, ela está completamente carregada de frutas e assim que estiverem maduras eu faço um post com todas as dicas de cultivo.

Limoeiro
Limoeiro

Assim como a amoreira e a romãzeira na foto abaixo, o limoeiro também está frutificando pela primeira vez. Na ocasião do transplante, abrimos um buraco e adicionamos bastante esterco de gado bem curtido e adicionamos também cerca de 1 copo americano de NPK na formulação 10-10-10. No final do post vou deixar os links para todos os outros posts que citei aqui no artigo inclusive o que fala sobre o NPK e o esterco bovino.

A planta está sob sol pleno e tem se mostrado bastante rústica. No inverno ela permaneceu em dormência, mas no finalzinho do outono começou a rebrotar e agora aguardamos os frutos na primavera.

Romãzeira
Romãzeira

Essa romãzeira foi cultivada a partir de sementes e frutificou bem antes do que eu esperava. A pitangueira por exemplo, que plantei um ano antes, está frutificando na mesma época e a grande espera que tive para essas outras espécies fez com que eu me tornasse menos ansiosa rs.

Aqui no blog tem um post que fiz com dicas de cultivo da mini romã em vasos e logo estarei fazendo um novo post com as dicas de cultivo dessa mais tradicional.

Goiabeira
Goiabeira

Essa goiabeira já mostrei na página do Jardinet no face e é o segundo ano de frutificação dela. Muito rústica, ela também entrou em dormência no inverno e está rebrotando e frutificando agora na primavera.

Não posso afirmar com certeza que a frutificação só ocorre nesse período, pois assim como as outras espécies ainda são os primeiros anos de cultivo e depois de estabelecidas elas podem frutificar mais de uma vez ao ano. Mas esse é um detalhe que só os anos poderão dizer rs.

Dicas extras....
Antes da chegada das chuvas, o clima costuma ficar ainda mais abafado, então a primeira dica é regar suas plantas diariamente, respeitando é claro, as necessidades de cada espécie.

Com as novas brotações, também as pragas, especialmente os pulgões, chegam com tudo! Então é bom ficar de olho para não ter sua floração e frutificação comprometidas por conta dessas pragas.

E esse foi o vídeo que fiz das plantas nessa primavera!


Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!