Violeta pendente - Streptocarpus saxorum

Violeta pendente - Streptocarpus saxorum
Violeta pendente - Streptocarpus saxorum

Há cerca de um ano eu ganhei essa muda fofa de violeta que foi feita por estaquia. E essa é a primeira dica que eu vou deixar para vocês hoje, que ela se propaga facilmente por estaquia das pontas dos ramos. Já percebi também que quando os galhos encostam na terra eles começam a enraizar então essa é uma planta que também se propaga por mergulhia


Folhagem Violeta pendente - Streptocarpus saxorum
Folhagem violeta pendente - Streptocarpus saxorum

Ela está num vaso pequeno, de cerca de 500 ml, e ainda assim continua muito bonita. Então essa é uma espécie que vai bem mesmo em vasos pequenos. Desde a época do plantio não fiz nenhuma adubação adicional no substrato. Entretanto, ela recebe "indiretamente" o excesso de adubo foliar que cai dos vasos de orquídeas. E por falar em orquídeas, ela está recebendo sol de maneira filtrada pelas árvores, assim como as orquídeas, e percebi que nessas condições a folhagem ficou num tom de verde mais escuro e a planta se desenvolveu muito melhor.

Violeta pendente
Violeta pendente

Já em relação às regras, rego sempre que o substrato começa a secar. E na época da chuva as regras ficam somente por conta da água da chuva. Outro detalhe importante em relação às regas é que não costumo regar em abundância. O excesso de água que sai pelos furos de drenagem leva com ele nutrientes.

Floração da violeta pendente
Floração da violeta pendente

A muda foi um presente da amiga Camila do blog Diário de uma sementeira

Veja também o vídeo da violeta pendente



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!