Como cultivar a jiboia - Epipremnum pinnatum

Como cultivar a jiboia
Como cultivar a jiboia

Hoje vou passar algumas dicas de cultivo dessa linda jiboia de folhas variegadas! Estou muito satisfeita com essa planta pois além de linda, ela tem se mostrado muito rústica, com fácil manutenção.

Ela está num vaso em formato de cuia e o substrato é de cascas de pinus, bem drenável. E por falar em drenagem, as regas realizo da seguinte forma, rego duas vezes por semana, com pouca água e uma vez por semana faço uma rega mais abundante no jardim. Molho também a folhagem, o que é até bom para retirar a poeira das folhas. Depois ela fica por lá mais uma horinha, até as folhas secarem. Se tiver dúvida de quando é a hora certa para realizar a rega, faça o teste tocando o substrato, e regue somente se a superfície estiver seca. 

planta jiboia verde como cuidar
Planta jiboia verde como cuidar

Aqui, ela fica dentro de casa, num local onde ela pega um pouco de sol da manhã e no finalzinho da tarde. Mas vale lembrar, que de acordo com a estação do ano, a luminosidade vai mudar.

E ela pode também ser cultivada à sol pleno e dependendo da variedade as preferências podem mudar um pouco entre uma e outra. Por falar nisso, vou indicar para vocês um vídeo do canal Querida Planta onde ela mostra os vários tipos de Jiboia que ela cultiva. Super indico, não só esse vídeo mas todo o conteúdo do canal! 

Planta jiboia na sala de estar
Planta jiboia na sala de estar
Essa espécie cresce se agarrando às estruturas, mas na falta de um tutor ela fica pendente. A multiplicação pode ser feita por estacas e inclusive enraizadas na água! Já tem uma mudinha enraizando que vou compartilhar com vocês no próximo post e vídeo sobre a jiboia! 

Jiboia, planta pendente
Jiboia, planta pendente

Na adubação, dê preferência aos orgânicos como esterco bovino e as farinhas de ossos e ovos. Lembrando que aqui mesmo no blog e também no canal você encontra uma série de vídeos e posts que vão te auxiliar na preparação do substrato e na adubação

Jiboia, planta tóxica
Jiboia, planta tóxica

Ah! E antes que eu me esqueça, ela é uma planta tóxica então é recomendável mantê-la longe do alcance das crianças e dos animais de estimação.

Veja também o vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!