Dicas de plantio e colheita da Cebola Crystal

Dicas de plantio e colheita da Cebola Crystal
Dicas de plantio e colheita da Cebola Crystal

Pensem na alegria que foi fazer a colheita dessas cebolas rs. Confesso que inicialmente não estava muito empolgada, perdi algumas mudas no início e precisei refazer o plantio da sementes. A partir de então, elas ficaram lá no vasinho de 5 litros quase que esquecidas. Mas foi o melhor para elas, porque se tem uma coisa que aprendi nessa minha jornada de jardineira é que planta muito mimada não vai para frente rs.

Como elas não tinham muito a minha atenção, elas se superaram e fizeram por onde serem notadas! E quando as notei, e esse detalhe vocês poderão conferir no vídeo, elas estavam praticamente "saltando" do substrato. Nesse momento também percebi que elas não só estavam prontas como estavam até passando da hora de serem colhidas. Mas vejam bem, "passando do ponto" se eu quisesse que elas ficassem pequeninas para a conserva, porque o sabor, mesmo dessa que ficou enorme, está excelente!

Cebola Crystal
Cebola Crystal

Quase esquecidas não quer dizer totalmente esquecidas, então eu regava todos os dias no tempo da seca e suspendia as regas no tempo da chuva. Foi inclusive no período chuvoso que elas mais se desenvolveram e também por conta da chuva forte que elas foram ficando descobertas e pude então perceber que estavam prontas. 

A água da chuva parece que tem até uma coisa meio mágica porque basta uma chuvinha para que as plantas passem por uma verdadeira transformação. 

Colheita da Cebola Crystal
Colheita da Cebola Crystal

O substrato que usei no cultivo é aquele que já compartilhei o passo-a-passo lá no canal do Jardinet no YouTube. Na verdade é como uma compostagem, onde misturo os restos orgânicos da cozinha com folhas secas e terra. Por adicionar terra à mistura, o que seria somente um composto torna-se um substrato pronto para o cultivo. Se a sua compostagem for do tipo que não tem terra você deverá adicionar terra no final para a composição do substrato. 

Uma proporção que uso muito por aqui é de uma parte de terra para cada parte do composto, ou restos orgânicos. Mas essa quantidade deve estar de acordo com o tipo de cultivo. Para espécies que não gostam do solo muito rico por exemplo, vocês poderão usar uma parte do composto para duas ou três de terra comum de jardim.

Usei também a cama de frango para adubar ainda mais o substrato. Já falei dela aqui no blog e também já compartilhei vídeo lá no canal. Vou deixar o link no final do post para que vocês possam conhecer esse super adubo!



Do plantio à colheita passaram-se cerca de 4 à 5 meses, mas como falei anteriormente, elas poderiam ter sido colhidas bem mais cedo com 2,5 ou 3 meses. No canal também tem vídeo do plantio da cebolinha a partir de sementes que vocês poderão usar como base para fazer esse mesmo cultivo.

As mudas ficaram a sol pleno, recebendo cerca de 6 horas de sol direto por dia. Somente nas primeiras semanas elas receberam um pouco menos de sol para que pudessem se adaptar. O plantio foi feito a partir de sementes da marca TopSeeds. E antes que eu me esqueça, devo dizer que as sementes têm uma boa taxa de germinação, perdi as primeiras mudas por "problemas técnicos" aqui no jardim rs.


Vejam também o vídeo da colheita!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!