Site em Manutenção

Barléria, Violeta-filipina - Barleria cristata

Barléria, Violeta-filipina - Barleria cristata
Barléria, Violeta-filipina - Barleria cristata

Essa é aquele tipo de planta que não precisa de muita coisa para ser feliz rs. Ela está plantada num vaso minúsculo e ainda assim sempre me presenteia com uma bela e abundante floração.

A Barléria, também conhecida como Violeta-filipina é muito rústica e indicada para cultivo em vasos, o que é o meu caso, e também em canteiros, onde ela passa facilmente de 1 m de altura.

Barléria, Violeta-filipina
Barléria, Violeta-filipina

Essa belezinha é uma das mudas que ganhei de presente da amiga Camila Batalhone, do blog Diário de uma sementeira. A muda foi feita a partir de estaquia e se você ainda não viu o post com os detalhes da visita da Camila e todas as mudas que ela me trouxe pode conferir clicando aqui. Para saber mais também sobre a técnica de estaquia pode conferir depois clicando aqui.

Barléria - Barleria cristata
Barléria - Barleria cristata

Bem, como eu disse no início do post, ela é bastante rústica no cultivo. O substrato que estou usando é uma mistura da própria terra do meu jardim com o composto orgânico da minha composteira. Nunca usei nenhum outro tipo de adubo e ainda assim ela continua florindo. Como o vaso é muito pequeno, em breve devo fazer uma adubação, mas se o seu local de plantio for diretamente no canteiro do jardim ela provavelmente vai dispensar maiores cuidados.

Aqui, cultivo sob meia-sombra. Como o clima é muito seco, mesmo as plantas que toleram sol pleno ficam à meia sombra. Ela se adaptou muito bem a essa luminosidade. 

Folhagem Barléria - Barleria cristata
Folhagem Barléria - Barleria cristata

As regas são feitas quase que diariamente, quando muito, fico um ou dois dias sem regá-la. Mas essa questão das regas assim como a insolação vão depender muito do clima de sua região. O local de cultivo, se é em vaso ou canteiro, também vai influenciar. As plantas em vaso, principalmente nos pequenos, precisam de mais regas do que aquelas que estão no canteiro. 

Outro detalhe é que os meus substratos geralmente são bem aerados e assim secam mais depressa. Se a muda ainda estiver pequena e/ou o substrato tiver uma composição mais argilosa, as regas poderão ser mais espaçadas também. 

Semente de Barléria, Violeta-filipina - Barleria cristata
Semente de Barléria, Violeta-filipina - Barleria cristata

A sua multiplicação se dá facilmente por estaquia ou através de sementes. Na foto acima podemos observar uma semente em processo de maturação e abaixo dela as folhas amarronzadas, que na verdade são as "cápsulas" de onde caíram as sementes já maduras. Por hoje é só, sejam bem-vindos e até o próximo post!

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!