Site em Manutenção

Como cultivar pimentão em vasos

Como cultivar pimentão em vasos
Pimentão

Esse é mais um daqueles cultivos com história de superação aqui no blog rs. No auge do cultivo, começou a chover muito aqui no quintal, e em questão de semanas, o lindo pé de pimentão já com frutos em formação começou a "melar".  Como consequência, todos os frutos e também as flores começaram a cair.

Quando pensei que o cultivo estava perdido, eis que as chuvas deram uma trégua e então percebi uma pequena brotação. Sem muito drama, arranquei todas as folhas que estavam feias deixando apenas a nova brotação. Como essa é uma frutífera normalmente de apenas uma colheita, não tinha certeza se frutificaria novamente, mas ainda assim acreditei nela e as fotos deste post são o resultado da superação dessa plantinha.

Pimentão verde
Pimentão verde

Recipiente e substrato
Para esse pimentão utilizei um vaso de 18 lt. Mas acredito que num vaso de 10 lt com uma terra bem fértil também seria possível ter uma boa colheita. E falando em substrato, uma boa combinação seria uma parte de terra de jardim para uma parte de esterco de curral bem curtido e uma parte de composto orgânico. Se quiser misturar também umas duas "pazinhas" de húmus de minhoca também seria ótimo.

Pimentão
Pimentão

Rega e insolação
Como vocês viram no início do post, o excesso de regas pode ser um problema no cultivo. Aqui a regra para as regas é a seguinte, rego sempre que a superfície do substrato estiver bem seca. Já em relação à quantidade de sol, o mínimo indicado é de quatro horas de sol direto. Aqui deixo os vasos tomarem até 6 horas de sol direto por dia.

Como cultivar pimentão em vasos
Como cultivar pimentão em vasos

Adubação e colheita
Como esse tipo de cultivo é bem rápido, se o solo do plantio for bem fértil não vai precisar nem das adubações adicionais. Mas se percebo que a planta está debilitada, costumo usar cinzas de madeira e húmus de minhoca diluído na água das regas. A minha colheita demorou muitos meses, já que os primeiros frutos se perderam, mas num cultivo normal entre 3 e 4 meses já se inicia a colheita.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!