Como plantar alface orgânica a partir de sementes

Alface orgânica na casca do ovo
Alface orgânica na casca do ovo

Quando eu era criança, não via a hora de chegar as férias para que eu pudesse passar um mês inteirinho na chácara da minha avó. Eram tantas as "atrações" rs. Seriguela, jaboticaba, amora, tudo colhido no pé. E sim, eu achava o máximo regar aquele canteiro cheiinho de hortaliças.

São pequenas lembranças mas que hoje fazem muito sentido, talvez esse meu interesse "repentino" pela jardinagem não tenha sido tão repentino assim, talvez seja o fruto da sementinha que foi plantada há muito tempo atrás... Mas vamos ao que interesse né minha gente, as dicas de cultivo da minha nostálgica alface rs.

Aqui fiz a experiência com dois tipos de alface, a romana e a lisa. As sementes que utilizei foram destas que compramos de saquinho mas também podem vir, como vou mostrar no final do post, de um "pé" de alface após a floração.

Sementes de alface Isla
Sementes de alface Isla

Escolhendo o recipiente...
Vocês podem semear diretamente no canteiro, em sementeiras ou, como é no meu caso, em copinhos descartáveis ou cascas de ovos. As sementes de alface costumam germinar bem rápido, em cerca de 5 dias. Logo nos primeiros dias a mudinha já pode ficar no sol nas horas mais amenas do dia. Mas lembre-se de que nessa fase o substrato também não pode secar, se não puder ficar de olho nas suas mudinhas o melhor mesmo é mantê-las num local com bastante luz solar indireta até que esteja pronta para o replante.

Muda de alface
Muda de alface

Luminosidade e regas
A alface gosta de bastante luz solar direta, umas 5 horas por dia seria o ideal. Aqui, desde muito pequenas já deixo pegarem sol na parte da manhã e acreditem, faz toda a diferença. O sol não só faz com que a muda cresça mais rápido como a deixa mais forte também. Já as regas devem ser realizadas sempre que a superfície do substrato estiver seca. Em minha região, por conta do clima quente e seco, rego todos os dias pela manhã. 

Alface Romana e alface lisa
Alface Romana à esquerda e alface lisa à direita

Substrato
Para a alface o ideal é um substrato fértil e com boa drenagem. Mas como é que a gente sabe, por exemplo, que o substrato tem boa drenagem? É muito simples, se você rega e a água escorre em alguns segundos é porque a drenagem está boa, mas se você rega e a água fica empoçada ou com aparência de lama na superfície aí a drenagem não está legal.

Já em relação à fertilidade, você pode adquirir uma terra pronta ou preparar a sua. Uma mistura bem comum é juntar 2 partes de terra de jardim, 1 parte de esterco de curral bem curtido ou composto orgânico e 1/2 parte de húmus de minhoca. Se a terra for muito argilosa você pode fazer a mistura com 1 parte de terra para 1 de areia. No caso de terra muito arenosa, uma dica legal é acrescentar vermiculita que além de reter umidade ainda ajuda a descompactar o substrato. Como o cultivo da alface é muito rápido, se o substrato for fértil nem precisa se preocupar com adubações adicionais.

Alface lisa manteiga
Alface lisa manteiga

Colheita
A alface leva aproximadamente dois meses para que esteja pronta para a colheita. E algumas variedades podem ainda ser consumidas como baby leaf, onde a colheita acontece com as folhas em estágio de crescimento. Na colheita temos ainda duas opções, ou colhemos a planta inteira, ou colhemos apenas as folhas e deixamos o caule e as raízes para que a planta continue se desenvolvendo e produza flores e em seguida as sementes. 

Flores e sementes de alface
Flores e sementes de alface

Coleta das sementes...
Na foto acima está a foto com as florezinhas amarelas, e essas mais branquinhas parecendo algodão já são as sementes prontas para a colheita. Nessa fase as folhas da alface ficam amargas e já não servem para o consumo. No vídeo a seguir mostro o passo-a-passo do plantio na casca do ovo e vocês poderão ver em detalhes como faço a coleta das sementes.

Passo-a-passo do plantio na casca de ovo


Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!