Site em Manutenção

Como fazer mudas de Goji Berry por estaquia

Goji Berry
Goji Berry

Hoje você vai aprender como é fácil fazer mudas do famoso Goji Berry por estaquia! As mudas feitas a partir deste método, não só mantém as mesmas características da planta "mãe" como também se desenvolvem e frutificam muito mais rápido!

Para as estacas você vai precisar de ramos com aproximadamente 20 cm. Fiz testes com os ponteiros, que são esses galhos mais novos nas pontas dos ramos, e também com os ramos semi-lenhosos, que seria a parte central do ramo. Nos dois casos obtive bons resultados.

Mudas de Goji Berry com mais de dois anos de cultivo
Mudas de Goji Berry com mais de dois anos de cultivo

O substrato para a formação das mudas pode ser o mesmo usado no plantio orgânico. Geralmente preparo com 1 parte de terra + 1 parte de composto orgânico + 1 parte de esterco de curral bem curtido. Mas você pode usar a própria terra do jardim para fazer as mudas, na ocasião do transplante para local definitivo, aí sim você precisará de uma terra bem fértil.

Brotações nas estacas de Goji
Brotações nas estacas de Goji

Depois de preparar o substrato, molhe-o bem até que a água escorra pelos furos de drenagem do vaso. Então é só enterrar as estacas pela metade e levar para um local arejado mas sem luz solar direta. Debaixo de uma árvore no jardim seria um bom local para guardá-las, elas inclusive podem ficar aí nos primeiros meses para que recebam luz filtrada do sol e também sejam protegidas das chuvas fortes. 

Os ramos do Goji brotam de dentro da terra formando uma espécie de touceira como na segunda foto, sendo assim você pode plantar mais de uma estaca por vaso.

Mudas de Goji Berry feitas por estaquia
Mudas de Goji Berry feitas por estaquia

E por último, espere até que as chuvas em sua região sejam constantes, essa época é perfeita para as estacas pegarem, mas se não estiver chovendo e ainda assim você quiser tentar poderá colocá-las na estufa com garrafa pet que já mostrei aqui no blog. Outras dicas como a preparação do substrato, do adubo bovino e muitas outras você encontra no final do post.

No mais, não deixe o substrato secar e nem encharcar. De um modo geral, quando observar que a superfície está começando a secar regue com pouca água. Entretanto, a frequência e a quantidade de água usada nas regas deve estar de acordo com o clima de sua região. E boa sorte com suas mudas de Goji Berries!!!

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!