Estrela-do-Egito - Penta Lanceolata

Estrela-do-Egito
Penta Lanceolata

Foi escolhendo as primeiras floríferas para o meu jardim que conheci a Penta Lanceolata. As pequenas flores em formato de estrela entraram imediatamente para a minha "lista de desejos" rss...

Show de estrelas flor
Estrela-do-Egito
     
Num belo dia, conversando com a Bruna, descobri que ela tinha Pentas e combinamos logo uma troca! As sementes eram tão minúsculas, que nós tínhamos até dúvidas sobre a germinação... Mas era eu de cá querendo as Pentas e ela de lá torcendo para germinarem. Com tanta torcida as Pentas não decepcionaram rss... Cuidei com carinho das pequenas mudas e hoje venho apresentar-lhes mais esta espécie belíssima e atrativa para os beija-flores; A Penta Lanceolata.

Detalhe da folha da Penta
    
Fiquei impressionada com a rusticidade e beleza desta espécie. Aqui, cultivo sob sol pleno e meia sombra e ela fica bem de qualquer jeito. Na questão do solo também não vi muita exigência mas ela ficou ainda mais vistosa no solo rico em matéria orgânica. Ela é tolerante à seca, mas é bom regá-la sempre que o solo estiver seco. Sua reprodução se dá por sementes que germinam em cerca de uma semana ou por estaquia. As sementes são minúsculas e achei as mudinhas um pouco frágeis, então é melhor cultivá-las num vasinho bem pequeno, tipo o de violeta, e transplantá-la depois de uns dois meses.

Estrela-do-egito planta
Show-de-estrelas
Sua floração ocorre o ano todo, mas principalmente na primavera e no verão atraindo muitos beija-flores e borboletas para o jardim! Ainda não consegui fotografar o beija-flor nela mas já presenciei várias visitas dele à planta, APROVADA, rss!!

PRÓS:
  • Tolerante à seca 
  • Crescimento rápido
  • Flores praticamente o ano todo
  • Flores atrativas para os beija-flores
CONTRAS:
  • Desde que cultivada sob condições ideais não há contras
DICAS DO BLOG:
  • Use a penta para formar maciços no jardim ou em vasos grandes compondo um lindo "bouquet" de Pentas