Como atrair pássaros para o jardim

Anu-branco - Passaro - Passaros
Anu-branco

É bem verdade que o blog é voltado principalmente ao cultivo de espécies atrativas para beija-flores, acontece que algumas dessas espécies produzem frutos e sementes que simultaneamente alimentam outras espécies de aves. Em síntese, você cultiva um jardim e ajuda na preservação da avifauna de um modo geral. 

Como atrair pássaros para o jardim
Coruja

O que você também deve saber é que os pássaros disseminam essas sementes pelas redondezas e assim você automaticamente também ajuda na preservação da natureza, legal né?

Agora vou passar algumas dicas, baseadas nas próprias experiências que tive aqui no jardim, para que você também possar receber a visita de muitas aves por aí.

Jandaia

Quanto mais espécies de plantas você cultivar, mais espécies de aves você atrairá para o jardim. Até as gramíneas, que a gente considera como "mato" atraem algumas espécies belíssimas como os canários. As flores melíferas, atraem pássaros como os beija-flores, e também abelhas e borboletas. E o mais interessante, é que todos eles têm as suas espécies preferidas, assim você pode até ter um certo controle de que espécies quer atrair ou não.

Canários

Outro detalhe importante, é deixar que as próprias plantas do jardim alimentem os pássaros. Se você colocar comida "extra", no dia em que não colocar, como no caso de uma viagem, pode deixar os pássaros numa situação difícil. 

João-de-barro

Grãos como o milho, são atrativos para pombas, e a menos que você queira atrair pombas para o jardim evite os grãos. Já as frutas, são melhores opções, mas lembre-se do que falei anteriormente sobre alimentar os pássaros.

Rolinha

Além de cultivar várias espécies, inclusive as arbóreas, que são o local preferido para os ninhos. Você pode adotar outras medidas, que também são muito atrativas, como uma fonte de água no jardim. Mas nesse caso, também vale a regra do alimento "extra".


Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!