O beija-flor e a flor do maracujá!

Beija-flor tesoura na flor da paixão
Beija-flor tesoura na Flor da paixão

Já imaginou uma planta multifuncional? 
Com certeza o maracujazeiro desempenharia essa função! Sua bela florada, cujas características renderam-lhe o nome de “Flor da paixão”, são muito ornamentais e atrativas para os beija-flores. Eu diria até que eles não são somente atraídos por elas, mas “Apaixonados"! No período de sua floração os pequeninos montam “guarda” no jardim pelo domínio da planta cujas flores contém altas concentrações de néctar.

Passiflora - A flor da paixão

Além de embelezar e atrair beija-flores para o jardim, o fruto do maracujazeiro, o maracujá, pode ser usado para diversos fins culinários como sucos, sobremesas e molhos. Suas folhas, flores e raízes podem ser usadas para fins medicinais.

Flores atrativas para beija-flores!
Beija-flor tesoura na Flor da paixão

Sua floração ocorre quando a planta está com 4 à 5 meses de vida e sua polinização é feita predominantemente por abelhas mamangavas que disputam espaço com os beija-flores. Na ausência de polinizadores naturais, a polinização pode ser feita manualmente. O processo consiste em pegar o pólen nas anteras de uma flor com os dedos e passar nos estigmas de uma flor de outra planta para a polinização cruzada. 

Detalhe da flor do maracujazeiro
Passiflora - Flor da paixão

A passiflora é uma trepadeira de crescimento vigoroso podendo atingir até 10 m de comprimento. É usada no paisagismo para revestir muros, cercas ou estruturas como pergolados e caramanchões sob sol pleno. Não tolera geadas e ventos frios, deve ser cultivada solo fértil e regada com frequência. Sua propagação é feita normalmente por sementes.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!