Sementes - Localização e maturação

     No post passado falei sobre poder germinativo e dormência nas sementes, no post de hoje vou falar sobre maturação e localização das sementes na planta. Então vamos lá...

Localização
     Em alguns casos as sementes encontram-se em cápsulas que se formam na base da flor. Depois que a flor seca, essa cápsula vai amadurecendo e na maioria das vezes se abre sozinha para dispersar as sementes na natureza. Exemplo de sementes assim encontramos nas Lobélias, Beijos-pintados, Broválias, Russélias, Ipomoeas e muitas outras.

     Ao observar uma planta para procurar suas sementes você deve observar se há cápsulas tipo vagens, bagas ou frutos, caso não encontre algo assim, busque na base das flores secas e provavelmente estarão lá. Caso não haja cápsulas na base das flores é porque as prováveis vagens ou frutos surgirão após a floração.
Cápsulas maduras e "verdes" de sementes de Ipomoea quamoclit
 Maturação
     Caso não hajam cápsulas ou vagens maduras na planta, você pode recolhê-las ainda verdes e guardá-las. Se tudo correr bem elas amadurecerão e se abrirão sozinhas e assim estarão prontas para a semeadura. Mas esse é um caso à parte, o melhor mesmo é recolher as sementes já maduras para não correr riscos! Na foto abaixo tem um exemplo de vagem que foi colhida ainda verde e amadureceu liberando as sementes.

Vagens colhidas ainda verdes de espécie selvagem
 Dicas do blog:
  • Veja AQUI no blog mais sobre poder germinativo e dormência nas sementes!
  • Veja AQUI no blog mais sobre semeadura e germinação das sementes!
  • Aprenda AQUI no blog a fazer sua estufa caseira com materiais recicláveis!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...