Como cultivar a pimenta-biquinho orgânica

Cultivo orgânico de pimentas
Como cultivar a pimenta-biquinho
      Ótimas para conserva, as pimentas-biquinho crescem rápido e costumam ser mais fáceis no cultivo do que muitas outras variedades de pimentas. As sementes germinam com facilidade, em cerca de uma semana, e podem ser retiradas das próprias pimentas que compramos na feira e nos supermercados. Se você nunca cultivou nenhum tipo de pimenta essa variedade é ótima para começar!

Pimenta-biquinho amarela
      A terra para o cultivo deve ser rica em matéria orgânica e regada sempre que a superfície do substrato estiver seca. Esse detalhe é muito importante porque tanto o excesso quanto a falta de regas tornam a planta mais susceptível ao ataque de pragas. Na preparação do substrato, para cada parte de terra comum de jardim você pode adicionar 1 parte de esterco bovino bem curtido e/ou composto orgânico. Então a proporção de terra x matéria orgânica por ocasião do plantio é de 1:1. Se você ainda não viu o post sobre a preparação do esterco bovino vale a pena conferir clicando Aqui.

Pimentas orgânicas
Pimenta-biquinho vermelha
      A espécie prefere sol pleno mas pode ser cultivada à meia-sombra observando o cuidado com o excesso de umidade. Como medida preventiva contra os fungos, você pode diluir uma colherzinha de leite num copo d'água e regar o substrato uma vez por semana.

Quanto tempo leva para frutificar?
Se tudo correr bem, da germinação à colheita são aproximadamente 4 meses.

O plantio pode ser feito em vasos?
Sim, mas o ideal são vasos a partir de 5l pois quanto maior o vaso melhor o desenvolvimento da muda e frutificação. Plantadas em canteiros as biquinho ultrapassam 1m de altura.

Após o plantio tenho que adubar novamente?
Após cada colheita é bom fazer uma nova adubação. Abaixo segue uma lista de links aqui mesmo do blog com os adubos orgânicos que você pode utilizar. Os preferidos por aqui são o húmus, chorume diluído, esterco bovino e as cinzas de madeira com farinha de ossos. 

Vídeo de passo-a-passo do cultivo da pimenteira


Links úteis aqui mesmo do blog:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...