Cultivo de horta orgânica em vasos e canteiros

Cultivo de tomate orgânico
Tomate orgânico Sweet Cherry

Já faz algum tempo que comentei aqui no blog que estava cultivando uma hortinha orgânica em vasos. E assim como as ornamentais, fotografei e documentei todo o processo para dividir com vocês as minhas experiências. Ah! E os beija-flores não ficarão com ciúmes porque muitas das frutíferas e hortaliças que podemos cultivar, como o manjericão e a pitangueira, têm flores que também são atrativas para eles. Bem, felicidade geral no jardim, agora vou compartilhar as primeiras dicas e mostrar um pouco do que vem por aí para que vocês possam ir se inspirando!

Alho orgânico cultivado em vasos
Horta orgânica cultivada em vasos

Planejamento - ''Certa vez inventamos de fazer uma horta aqui em casa, sem muito planejamento porque horta todo mundo sabe fazer não é mesmo? Só que não rs... Moral da história, cultivamos tanto tomate que no final eu já estava fazendo tomate seco para conseguir armazenar e pimenta então haja conserva rs... E depois disso já meio traumatizada deixei a horta de lado. Daí a importância do planejamento.

Agora a minha horta está indo muito bem e estou muito animada, isso porque estou fazendo tudo planejado! Está em vasos porque acho mais fácil de cuidar, só tem variedades que consumo com frequência e verifiquei a preferência do substrato e insolação de cada espécie para que cada uma se desenvolva da melhor forma possível. Tire um tempinho para planejar antes de implementar e a sua horta também será um sucesso!

Hortelã orgânica cultivada em vasos e canteiros
Hortelã orgânica cultivada em vasos e canteiros

Insolação - Esse é um ponto chave para o sucesso da sua horta! A maioria das ervas e temperos precisa de pelo menos 5 h de sol direto por dia para crescem vistosas e menos suscetíveis à pragas. Então, antes de semear, observe bem o local para ver onde você vai montar a sua horta.

O sol da manhã é sempre o melhor, tanto para as mudas já formadas como para as mudas da sementeira. Isso mesmo da sementeira! Aqui em casa, quase todas as mudinhas com raras exceções, pegam sol até as 10:00hs. Mas atenção, nesse caso você não deve deixar o substrato secar de jeito nenhum ou pode até perder a mudinha. Verificar a disponibilidade de insolação vale tanto para o canteiro quanto para os vasos, contudo esses últimos são mais fáceis de adaptar.

Tempo - Você deve pensar no tempo que você tem disponível para cuidar da sua horta. Hoje em dia existem vasos que dispensam as regas por até uma semana. E esse detalhe é muito importante porque as hortaliças, principalmente no inicio de seu desenvolvimento, precisam de regas constantes. Outro detalhe em relação ao tempo, é que se você não seguir as regras básicas de cultivo para a espécie que você escolheu, terá que disponibilizar um tempo extra para tratar das possíveis pragas.

Espécies - Faça algumas pesquisas e veja se a espécie que você pretende cultivar se adapta bem à suas condições de cultivo. Aqui mesmo no blog você encontrará as instruções de cultivo de várias espécies. Opte também por hortaliças mais fáceis de cultivar como tomate, coentro e salsinha. Comece com poucas espécies, as suas preferidas, e depois aumente o leque de acordo com as experiências que você for tendo.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...