Adubo orgânico com cascas de ovos!

Adubo orgânico com cascas de ovos

Você sabia, que as cascas de ovos podem ser transformadas em um ótimo adubo natural para suas plantas? Pois é, já testei por aqui e as plantas amaram, então hoje vou mostrar passo a passo a fabricação dessa farinha que é rica em cálcio e também vai deixar suas plantas bonitas e saudáveis...

Então vamos ao passo a passo da farinha de casca de ovos...
Deixe as cascas secarem à sombra para preservar ao máximo seus nutrientes. Não é preciso lavar as cascas, o mau cheiro só aparece se você triturar sem que estejam bem secas. 
Cascas de ovos

Quebre-as grosseiramente e vá juntando em um recipiente, pode ser até um saco de pão que ajudará a retirar a umidade.
Cascas de ovos para a confecção de adubo orgânico

Quando tiver pelo menos uma dúzia de cascas de ovos, que vão render aproximadamente um copo grande de farinha, você já pode triturá-las no liquidificador. Caso não utilize todo o adubo no mesmo dia, você pode guardá-lo em recipientes de plástico ou vidro, em local protegido de luz, calor e umidade.
Farinha da casca de ovos

Adicione o adubo aos poucos e vá observando como suas plantinhas reagem, assim você dosará as que você pode colocar mais ou menos do adubo. Para começar você pode adicionar cerca de 1 colher de café para os vasos menores, com cerca de 20 cm de diâmetro e assim gradativamente nos vasos maiores a cada 40 dias.

A casca do ovo também serve para corrigir o pH em solos ácidos. Se as suas plantinhas forem do tipo que preferem os solos mais ácidos então você deve colocar uma quantidade mínima de farinha ou em alguns casos nem colocar. 

Agora também em vídeo, aperte o Play!


Mais dicas:
  • Use as cascas de ovos também na compostagem. Para ver o passo a passo da montagem da composteira orgânica clique Aqui.
  • Além da farinha ser um ótimo adubo para as plantas ao triturar as cascas no liquidificador você deixará as lâminas mais afiadas! 
  • Cultive Hortênsias para servirem como indicadores de pH do solo. Em solos ácidos as flores ficam azuis, em solos neutros creme e em solos alcalinos suas flores ficam cor-de-rosa.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...