Site em Manutenção

Esterco bovino na adubação

Como usar o esterco bovino na adubação
Como usar o esterco bovino na adubação

Se tem um adubo que eu não abro mão aqui no jardim é o esterco bovino. Ele pode até não ter todos os micro e macro nutrientes de que as plantas precisam mas ainda assim é rico em nutrientes e atrai as minhocas.

Mas afinal qual o benefício em atrair as minhocas? As minhocas transformam o esterco no húmus que é considerado um adubo completo. E ainda assim o esterco melhora muito a qualidade do substrato. Além de trazer nutrientes, ele deixa o substrato mais leve, mais aerado e absorve água potencializando assim as regas. 

Esterco bovino na adubação
Esterco bovino na adubação

A proporção que mais uso aqui no jardim é de 1 parte de esterco para 2 de terra mas essa composição deve estar de acordo com as necessidades de cada espécie. Por incrível que possa parecer nem todas as plantas gostam de um substrato rico em matéria orgânica. 

Tagetes adubada com esterco de vaca
Tagetes adubada com esterco de vaca

Aqui uso o esterco para adubar todos os tipos de plantas mudando apenas, como disse acima, as quantidades utilizadas. Mas para vocês terem uma ideia até as orquídeas são adubadas com esse adubo na forma líquida. No final do post vou deixar alguns links aqui do blog onde eu mostro na prática como utilizar o adubo.

Adubo bovino bem curtido
Adubo bovino bem curtido

E por último mas não menos importante é o fato de que o adubo deve ser muito bem curtido antes de ser utilizado. É nesse processo que o esterco vai ficar livre de microorganismos que podem fazer mal à nossa saúde. Outro detalhe é que nesse processo o adubo chega à uma temperatura muito alta que pode "queimar" as raízes das plantas caso seja utilizado antes do tempo. 

Veja também em vídeo as dicas sobre o esterco bovino!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

0 comentários: