Flor de maio gosta de sol ou sombra

Flor de maio gosta de sol ou sombra
Flor de maio gosta de sol ou sombra

Sempre que adquiro uma nova planta a primeira coisa que faço é pesquisar sobre as preferências de cultivo dela. E não foi diferente com a minha flor-de-maio. Entretanto, nenhuma das dicas que obtive funcionaram para as minhas condições de cultivo. E é por isso que fiz uma série de vídeos e posts sobre ela para que as minhas experiências possam auxiliar ao menos alguns de vocês.

Flor de maio gosta de sol ou sombra
Flor-de-maio laranja

Aqui no blog e também no canal já falei de substrato, multiplicação e adubação dessa florífera. No post de hoje vou falar de regas e insolação. 

O vaso está no jardim recebendo sol de maneira filtrada pelas árvores. Em alguns momentos o sol incide de maneira direta sobre ela. Uma forma bem eficiente de saber se a sua planta está recebendo a quantidade de sol adequada é observar a coloração

Flor de maio gosta de sol ou sombra
Flor de maio gosta de sol

No exemplo acima, ela estava com outras plantas por perto e recebia menos sol. Notem que as folhas estão num tom de verde mais escuro. No outro exemplo, abaixo, mudei a planta de lugar e houve um aumento na incidência solar. Notem que, nesse outro caso, as bordas das folhas ficaram avermelhadas.

Flor-de-maio com folhas avermelhadas
Flor-de-maio com folhas avermelhadas

Em alguns casos, a planta não floresce exatamente por falta de sol. Então fica a dica! Por outro lado, folhas muito avermelhadas indicam excesso de sol! Já em relação às regas, até mesmo por conta do substrato que é bastante drenável, rego com frequência. E no tempo da chuva a planta ficou na chuva. Mas atenção! Se o seu substrato tiver terra na composição ou não for bem drenável as regas deverão ser bem mais espaçadas. O jeito é observar! Esse foi o post de hoje e espero que as minhas experiências possam ajudar vocês a encontrar a melhor solução aí no seu jardim!

Veja também todas as dicas em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!